Alteração da atividade locomotora de populações de traça-das-crucíferas Plutella xylostella L. 1758 (Lepidoptera: Plutellidae) sobre área tratada com o inseticida metilcarbamato de oxina
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.840Resumo
Os insetos herbívoros tem desenvolvido uma série de respostas comportamentais para os inseticidas utilizados nos sistemas agrícolas. O presente estudo teve por objetivo averiguar alterações comportamentais de populações de traça-das-crucíferas expostas a áreas tratadas com o inseticida Metilcarbamato de oxina. Populações de Plutella xylostella provenientes dos municípios de Camocim de São Félix–PE (CSF), Sairé–PE (SR), Lajedo–PE (LJ) eduas populações de laboratório: Recife–PE (RCF) e Viçosa–MG (VÇS) foram expostas a resíduos secos do inseticida, em doses crescentes. Estas populações tiveram os parâmetros comportamentais analisados (Distância de caminhamento (DC),Tempo de caminhamento (DC), Velocidade Média (VM), Número de paradas (NP) e Tempo de Repouso (TR)). Em relação a DC, as populações de SR, CSF, LJ e VÇS não apresentaram padrão claro de redução ou aumento da DC. A população de RCF não apresentou alteração da DC e diferiu estatisticamente entre áreas estudadas. Em relação ao parâmetro TC, a população de SR apresentou aumento deste parâmetro, RCF diminuiu e as demais populações não demonstraram padrão definido. Para o Parâmetro VM, se verificou redução desta nas populações de SR e CSF, e aumento da VM na população de RCF. Para a variável do TR, as populações de LJ, VSÇ e CSF não apresentaram padrão definido, logo, a população do RCF aumentou e SR reduziu tal parâmetro. As alterações resultantes das respostas comportamentais dos insetos a áreas tratadas com inseticidas contribuem para uma menor eficácia de controle desempenhada pelos inseticidas, uma vez que estes vãos se exporem menos a concentrações letais.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 José Gomes da Silva Filho, Iuri Andrade de Melo, Thiago Izaquiel de Farias, Lucas Felipe Prohmann Tschoeke, Cícero Luiz Franco Franco Junior, César Auguste Badji
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”