Projeto educação é mais cultura: a interdisciplinaridade em favor da (re)construção da identidade cultural traipuense
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1019Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o projeto interdisciplinar intitulado “Educação é + Cultura”, desenvolvido nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Traipu, Alagoas. O propósito é abordar a sua contribuição para a (re)construção da identidade cultural traipuense. O intuito é, também, provocar a reflexão dos profissionais da educação para a importância da prática docente colaborativa no trato de temas transversais que, a exemplo do referido projeto, estimulem a visualização, respeito, valorização e novas interpretações sobre cultura e identidade. Para tanto, adotou-se metodologia de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa ancorada em teorias de autores como Bhabha (2007), Fazenda (2011), Freire (1987), Moreira e Candau (2008), Geertz (2001) e Hall (2006), além de embasamento na BNCC (2017).
PALAVRAS-CHAVE: Projeto, Identidade Cultural, Interdisciplinaridade.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cristina Simone de Sena Teixeira, Cristiano Cezar Gomes da Silva, Conceição Maria Dias de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”