Projeto educação é mais cultura: a interdisciplinaridade em favor da (re)construção da identidade cultural traipuense

Autores/as

  • Cristina Simone de Sena Teixeira
  • Cristiano Cezar Gomes da Silva
  • Conceição Maria Dias de Lima UNIVERSIDADE DO ESTADO DE ALAGOAS - UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1019

Resumen

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o projeto interdisciplinar intitulado “Educação é + Cultura”, desenvolvido nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Traipu, Alagoas. O propósito é abordar a sua contribuição para a (re)construção da identidade cultural traipuense. O intuito é, também, provocar a reflexão dos profissionais da educação para a importância da prática docente colaborativa no trato de temas transversais que, a exemplo do referido projeto, estimulem a visualização, respeito, valorização e novas interpretações sobre cultura e identidade. Para tanto, adotou-se metodologia de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa ancorada em teorias de autores como Bhabha (2007), Fazenda (2011), Freire (1987), Moreira e Candau (2008), Geertz (2001) e Hall (2006), além de embasamento na BNCC (2017).

PALAVRAS-CHAVE: Projeto, Identidade Cultural,  Interdisciplinaridade. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Conceição Maria Dias de Lima, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE ALAGOAS - UNEAL

Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Universidade Estadual de Alagoas.

Publicado

2020-01-13

Cómo citar

Teixeira, C. S. de S. ., Silva, C. C. G. da ., & Maria Dias de Lima, C. (2020). Projeto educação é mais cultura: a interdisciplinaridade em favor da (re)construção da identidade cultural traipuense. Diversitas Journal, 5(1), 591–602. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1019

Número

Sección

Dossiê Temático - Cultura e Territorialidades