Metáforas na obra de Juan Luna

uma análise semiótico-hermenêutica

Autores

  • Joseph Reylan Viray Universidade Politécnica das Filipinas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2677

Palavras-chave:

Juan Luna, semiótico-hermenêutica, pintura, nacionalismo

Resumo

Juan Luna foi uma grande força da tradição da pintura nas Filipinas, particularmente no final do século XIX. Como suas pinturas coloridas, sua vida também foi curiosamente complicada, sobre a qual estudiosos e historiadores gostavam de estudar. Suas pinturas são conhecidas por serem repletas de simbolismo. Neste estudo, procurei interpretar a obra do pintor e os meandros de sua vida como nacionalista e como pessoa privada. Por meio da interpretação semiótico-hermenêutica, foi feita uma exposição dos vários símbolos embutidos em suas obras e o que eles significam. De acordo com as obras interpretadas, mensagens e conteúdos foram transmitidos e tornados poderosos por meio de suas metáforas visuais. Aparentemente, Luna escondeu suas idéias nacionalistas e seus sentimentos mais íntimos em seu trabalho.

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Biografia do Autor

Joseph Reylan Viray, Universidade Politécnica das Filipinas

Vinculado à Universidade Politécnica das Filipinas.

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Viray, JRB. (2014) Spoliarium: Luna’s Futuristic Vision. PUP Monograph Series, Manila: Polytechnic University of the Philippines.

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Publicado

2023-07-17

Como Citar

Viray, J. R. (2023). Metáforas na obra de Juan Luna: uma análise semiótico-hermenêutica. Diversitas Journal, 8(3), 2882–2898. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2677