O uso da tecnologia como facilitadora para resolução de atividades extraclasse
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1021Resumo
RESUMO: Em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no espaço educacional, há uma longa história cultural e educativa que precisa ser pesquisada com mais atenção, interpretada, respeitada e valorizada pelos programas de formação de educadores, pelos cursos de graduação e pós-graduação, pelas agências de pesquisa, pelos formadores de política, currículos e material didático. O estudo aponta a importância de um olhar sobre o presente fenômeno educativo, considerando que a educação deve contemplar os anseios da humanidade pelo acesso à escola e por vida digna e justiça social. O procedimento metodológico compreende um estudo de caso, realizado na Escola Municipal Professora Virgília Bezerra de Lima, no município de Delmiro Gouveia – AL. A pesquisa baseou-se em um trabalho de coleta de dados, através de um questionário direcionado aos estudantes. Na busca de amarrar essas questões mais profundamente, alguns autores foram prioritários, como: LOBO NETO, (2006); entre outros. A pesquisa objetiva conhecer como está sendo desenvolvido o uso da tecnologia como instrumento para resolução de atividades extraclasse nessa escola, procurando compreender qual o papel das TIC’s na educação fundamental e analisando quais às perspectivas para a aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação. Como sugestões de novos estudos verifica-se a necessidade de um melhor aprofundamento sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar, o processo avaliativo e a metodologia em atividades extraclasse.
PALAVRAS-CHAVE: Espaço educacional, Tecnologia da Informação e da Comunicação, estudo.
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Copyright (c) 2020 Wilma Lima Maciel, Conceição Maria Dias de Lima
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