Inventário dos jogos e brincadeiras: a manifestação da cultura lúdica infantil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1040Resumo
RESUMO: Este artigo consiste em um estudo sobre a atividade preferida das crianças na terceira infância, baseado nas ideias de Vygotsky, Alexander, Luria, Leontieve e Elkonin (autores filiados à Psicologia Histórico-cultural). Apresenta como objetivo geral conhecer os jogos e brincadeiras preferidas das crianças de 6 a 11 anos, buscando compreender a relação dessas atividades com o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A metodologia que deu suporte a esta investigação tem como enfoque epistemológico a pesquisa descritiva, com dados empíricos, métodos científicos de coleta e análise de dados, apresentados com embasamento teórico. Quanto à abordagem, esta é uma pesquisa mista, com aspectos qualitativos e quantitativos. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a análise bibliográfica e a entrevista. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Antonio Bispo de Oliveira, localizada no Distrito Massapê, Feira Grande - Alagoas, Brasil. Os sujeitos envolvidos nesse estudo foram 36 crianças de ambos os sexos, com idade de 6 a 11 anos, que estudavam do 1º ao 5º ano. Os resultados apontam que brincar é atividade preferida das crianças em qualquer ambiente que elas estejam e que os jogos com regras explícitas são as brincadeiras preferidas das crianças nessa faixa etária.
PALAVRAS-CHAVE: Criança. Cultural lúdica. Desenvolvimento infantil. Jogos com regras.
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Copyright (c) 2020 Claudiene Cordeiro Leandro Bispo, Leopoldo Oscar Briones Salazar, Laudenice Barbosa Bispo
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