Agroecologia e horta escolar como ferramentas de educação ambiental e produção de alimentos naturais
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1050Resumo
RESUMO: A escola que adota a educação ambiental como instrumento de sensibilização deve orientar o aluno a buscar valores que conduzam a uma rotina harmoniosa com o ambiente em que está inserido. E, neste sentido, a horta escolar pode agir como um campo de ensino e aprendizagem dentro da escola, podendo ser acessado em muitos momentos pelos discentes e docentes da instituição que aderiram à técnica como uma ferramenta de ensino. Diante do que foi exposto, objetivou-se com esse trabalho utilizar técnicas agroecológicas associadas à educação ambiental para a construção de uma horta escolar na Escola Municipal Deputado José Lúcio de Melo. A ação foi desenvolvida no período de janeiro a março de 2019. Para a construção da horta, realizou-se o manejo do solo, adubação e posteriormente a semeadura de sementes e mudas nos canteiros. Diante da implantação da horta escolar, percebeu-se que se opondo ao modelo convencional, as técnicas agroecológicas têm um potencial para a produção de alimentos orgânicos, assim garantindo a manutenção e preservação do meio ambiente. O processo torna-se fundamental para o ensino e aprendizagem dos alunos, podendo ser constatado de acordo com as respostas obtidas do questionário sobre as experiências durante o processo de construção e acompanhamento da horta até o período de colheita. Por tanto, conclui-se que as técnicas agroecológicas associadas às práticas de ensino em educação ambiental foram fundamentais para o processo de implantação da horta escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Orgânicos; Produção; Sustentabilidade.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lucas Francisco da Silva, Rubens Pessoa de Barros , Rodrigo Almeida Pinheiro, Jecilãine Efigênia da Silva, Maria Jéssica dos Santos Cabral, Jéssika Silva de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”