Produtividade da cebolinha (Allium fistulosum L.) cultivada em diferentes fontes de adubação orgânica
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1087Resumo
RESUMO: A cebolinha (Allium fistulosum L.) é um condimento popular no Brasil, e uma cultura perene com folhas cilíndricas e fistulosas. Nas últimas décadas, houve um aumento na busca de alimentos saudáveis com adubação orgânica. A cultura da cebolinha está presente na culinária e tem uma grande importância nutricional e econômica. O estudo buscou avaliar a produtividade da cebolinha (A. fistulosum) cultivada em vasos, testando diferentes fontes de adubação orgânica. O experimento foi realizado no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas em Arapiraca – AL, em casa de vegetação com 50% em retenção de luminosidade, durante os meses de Março a Maio de 2019. Para o preparo do solo e preenchimento dos vasos utilizou-se a proporção 2:1 (dois vasos de solo e um de substrato/esterco). O arranjo experimental foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições (T1-casca de arroz carbonizada, T2-esterco bovino, T3-caprino e T4-cama de aviário). Após a realização do estudo, observou-se que os tratamentos, cama de aviário e bovino apresentaram resultados significativos pelo teste de comparação de média de Tukey a 5% de probabilidade. Pode-se concluir que a cama de aviário e o esterco bovino são adubos que podem contribuir para produtividade da cebolinha.
PALAVRAS-CHAVE: Alimentos naturais; Hortaliças; Produtividade.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rodrigo Almeida Pinheiro, Maria Jéssica dos Santos Cabral, Jecilãine Efigênia da Silva, João Pedro Silva Oliveira, Daniel Rocha Santos, Rubens Pessoa de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”