Avaliação Fenológica do coentro (Coriandrum sativum L.) em diferentes condições de luminosidade
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1123Resumo
O coentro Coriandrum sativum L. pertencente à família Apiaceae, cuja folha é usada como tempero ou condimento, exala odor característico. É uma hortaliça utilizada em diversas regiões do Brasil como condimento, de grande importância socio-econômica. O desempenho dessa hortaliça é muito importante para os produtores devido a sua comercialização. O objetivo deste trabalho foi acompanhar a fenologia do coentro (C. sativum L.) em diferentes condições de luminosidade. O experimento foi inteiramente casualizado (DIC), conduzido durante o período de agosto a novembro de 2019 no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL em Arapiraca-AL. As sementes foram semeadas em bandejas e aos trinta dias após a emergência ocorreu o transplantio para recipientes de 3,5 litros, contendo mistura de terra e esterco curtido bovino na proporção 2:1. A irrigação ocorreu igualmente em todos os vasos, duas vezes ao dia. Portanto, dentre as variáveis analisadas, ocorreu maior rendimento das hortaliças com a variável MS – meia sombra (com sobrete de 50% de interceptação da radiação solar direta), obtendo plantas com caules e folhas mais desenvolvidos, além de cores mais vivas em relação àquelas cultivadas em ambientes diferentes. Conclui-se, portanto, que está hortaliça em um ambiente com 50% de intercepção de radiação solar promove maior rendimento para a produção de coentro, tornando-se a melhor opção para o cultivo dessa hortaliça.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lidilany Silva; Maria Jéssica CABRAL, João Paulo Ferreira Câmara , Lucas Francisco Silva Silva , Rodrigo Almeida Pinheiro, Rubens Pessoa Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”