Qualidade pós-colheita de frutos do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) armazenados sob atmosfera modificada

Autores

  • Tiego Pereira Alves Universidade Estadual de Alagoas
  • Renilmary Alencar Correia da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Neilson Silva Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • José Crisólogo de Sales Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Filipe Augusto Leal Dantas Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1193

Resumo

O umbu é nativo do semiárido brasileiro. Ele participa como base alimentar e para as populações rurais da região Nordeste, sua exploração umbu é feita de forma extrativista, constituindo uma importante fonte de renda complementar e de mão-de-obra familiar para as comunidades do Semiárido Brasileiro. Com base nos problemas provenientes da rápida maturação e das elevadas perdas, objetivou-se avaliar a qualidade pós-colheita de frutos do umbuzeiro armazenados sob atmosfera modificada e ambiente natural em diferentes temperaturas. Utilizou-se delineamento inteiramente casualisado, com 6 tratamentos (uso ou não do filme PVC e quatro diferentes temperaturas), com 5 repetições e 4 períodos de análise. A análise estatística dos resultados foi feita através do programa SISVAR. Concluiu-se que a embalagem de PVC mostrou-se eficiente na manutenção da qualidade de frutos de umbu, preservando por mais tempo a massa dos frutos armazenados, esse efeito é intensificado quando os frutos são armazenados em temperaturas de -5ºC e 12ºC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiego Pereira Alves , Universidade Estadual de Alagoas

Zootecnista graduado pela Universidade Estadual de Alagoas

Renilmary Alencar Correia da Silva , Universidade Estadual de Alagoas

Zootecnista graduada pela Universidade Estadual de Alagoas

Neilson Silva Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Técnico em Agropecuária formado pelo Instituto Federal de Alagoas, Graduando em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Avicultura, extensão rural, Forragicultura, microbiologia do solo e fertilidade do solo.

José Crisólogo de Sales Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (1987), mestrado em Master Science Agrariarum - Georg August Universität Göttingen, Alemanha (1999) doutorado em Ciências, Instituto de Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (2011), Pós-doutorado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP (2016). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas, Editor-Chefe da revista científica Diversitas Journal, Líder do grupo de pesquisa Caatinga Uneal/CNPq. Pesquisador-colaborador do European Hub for Essential Oils (EOHUB) Co-funded by the Erasmus + Programme of the European Union. Tem experiência nas áreas de Zootecnia com ênfase em Plantas Forrageiras Nativas do Semiárido ou adaptadas, Tecnologia de Alimentos e planejamento rural. Foi Coordenador do Projeto Horta de Educação Alternativa (Marechal Deodoro 1991-1994); Coordenador do curso de Zootecnia Uneal (2008-2009), Diretor do Campus II, Uneal, Santana do Ipanema (2009-2013); Presidente do Instituto Naturagro (2006-2010); Coordenador do Projeto ENCCULT / Uneal, desde 2010; Foi professor dos cursos de Veterinária do CESMAC (2003-2010), Professor do curso de Agronomia UFAL (2000-2001). Tem livros publicados nas áreas de zootecnia, bibliografias.

Filipe Augusto Leal Dantas, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2020-07-05

Como Citar

Alves , T. P., Silva , R. A. C. da, Santos, N. S., Silva, J. C. de S., & Dantas, F. A. L. (2020). Qualidade pós-colheita de frutos do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) armazenados sob atmosfera modificada. Diversitas Journal, 5(3), 1523–1535. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1193

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>