Qualidade pós-colheita de frutos do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) armazenados sob atmosfera modificada
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1193Resumo
O umbu é nativo do semiárido brasileiro. Ele participa como base alimentar e para as populações rurais da região Nordeste, sua exploração umbu é feita de forma extrativista, constituindo uma importante fonte de renda complementar e de mão-de-obra familiar para as comunidades do Semiárido Brasileiro. Com base nos problemas provenientes da rápida maturação e das elevadas perdas, objetivou-se avaliar a qualidade pós-colheita de frutos do umbuzeiro armazenados sob atmosfera modificada e ambiente natural em diferentes temperaturas. Utilizou-se delineamento inteiramente casualisado, com 6 tratamentos (uso ou não do filme PVC e quatro diferentes temperaturas), com 5 repetições e 4 períodos de análise. A análise estatística dos resultados foi feita através do programa SISVAR. Concluiu-se que a embalagem de PVC mostrou-se eficiente na manutenção da qualidade de frutos de umbu, preservando por mais tempo a massa dos frutos armazenados, esse efeito é intensificado quando os frutos são armazenados em temperaturas de -5ºC e 12ºC.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Neilson Silva Santos, Tiego Pereira Alves , Renilmary Alencar Coreria da Silva , José Crisólogo de Sales Silva, Filipe Augusto Leal Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”