Ensino de anatomia humana baseado em aprendizagem ativa
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1265Resumo
RESUMO: O ensino da anatomia humana é fundamental para os cursos da área da saúde e biológicas, mas enfrenta várias dificuldades como redução de carga-horária, turmas grandes e escassez de material cadavérico. Contudo a aplicação de metodologias ativas pode ajudar na resolução destes desafios. Desta forma, objetivou-se relatar a experiência na aplicação de uma atividade educativa pautada nas metodologias ativas para ensino de anatomia humana, bem como demonstrar a sua eficácia a partir da análise do desempenho cognitivo dos discentes. Trata-se de um estudo do tipo quali-quantitativo no qual foi relatada a aplicação de uma atividade de ensino denominada Expoanato, desenvolvida na disciplina de anatomia humana do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ao todo, participaram 17 discentes. Para verificar o desempenho cognitivo, as notas obtidas na primeira avaliação (antes da atividade Expoanato) e da segunda avaliação (após a atividade) foram comparadas através de teste t pareado, com nível de significância de 5%. Foi possível demonstrar que a atividade Expoanato foi promissora ao estimular o trabalho em grupo, criatividade, pesquisa e revisão dos assuntos ministrados. Além disso, demonstrou-se que as notas obtidas na segunda avaliação foram estatisticamente superiores às notas da primeira avaliação. Portanto, conclui-se que a atividade Expoanato, foi importante no processo de ensino e aprendizagem em anatomia humana no curso avaliado. Cabe aos docentes e às instituições de ensino superior (IESs) a readequação dos modelos de aprendizagem, os quais precisam deixar de ser centrados no professor e passem a estimular a autonomia, criatividade e senso crítico dos discentes.
PALAVRAS-CHAVES: Anatomia, Educação, Aprendizagem.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 George Azevedo Lemos, Jade Gama Monteiro, Fernando José Camello de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”