Ensino de anatomia humana baseado em aprendizagem ativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1265

Resumo

RESUMO: O ensino da anatomia humana é fundamental para os cursos da área da saúde e biológicas, mas enfrenta várias dificuldades como redução de carga-horária, turmas grandes e escassez de material cadavérico. Contudo a aplicação de metodologias ativas pode ajudar na resolução destes desafios. Desta forma, objetivou-se relatar a experiência na aplicação de uma atividade educativa pautada nas metodologias ativas para ensino de anatomia humana, bem como demonstrar a sua eficácia a partir da análise do desempenho cognitivo dos discentes. Trata-se de um estudo do tipo quali-quantitativo no qual foi relatada a aplicação de uma atividade de ensino denominada Expoanato, desenvolvida na disciplina de anatomia humana do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ao todo, participaram 17 discentes. Para verificar o desempenho cognitivo, as notas obtidas na primeira avaliação (antes da atividade Expoanato) e da segunda avaliação (após a atividade) foram comparadas através de teste t pareado, com nível de significância de 5%. Foi possível demonstrar que a atividade Expoanato foi promissora ao estimular o trabalho em grupo, criatividade, pesquisa e revisão dos assuntos ministrados. Além disso, demonstrou-se que as notas obtidas na segunda avaliação foram estatisticamente superiores às notas da primeira avaliação. Portanto, conclui-se que a atividade Expoanato, foi importante no processo de ensino e aprendizagem em anatomia humana no curso avaliado. Cabe aos docentes e às instituições de ensino superior (IESs) a readequação dos modelos de aprendizagem, os quais precisam deixar de ser centrados no professor e passem a estimular a autonomia, criatividade e senso crítico dos discentes.

PALAVRAS-CHAVES: Anatomia, Educação, Aprendizagem.

Biografia do Autor

Jade Gama Monteiro, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica de Medicina pela UFAL

Fernando José Camello de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto; Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Lemos, G. A., Monteiro, J. G., & Lima, F. J. C. de. (2021). Ensino de anatomia humana baseado em aprendizagem ativa. Diversitas Journal, 6(2), 2335–2350. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1265