A Importância das Aulas Práticas de Química no Processo de Ensino-Aprendizagem no PIBID
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1267Resumo
RESUMO: A química é uma das disciplinas considerada difícil de assimilação, pelo fato que seus conteúdos são complexos, principalmente por ser trabalhado de forma tradicional envolvendo conceitos e fórmulas de difícil compreensão, tornado assim uma disciplina desinteressante para os alunos. O presente estudo trata-se de um projeto desenvolvido durante o PIBID/Química, na escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho no município de Humaitá-AM. Tendo como objetivo principal demonstrar a importância da inserção das aulas práticas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi baseada em métodos de abordagem qualitativa de campo e laboratorial. A coleta de dados foi feita através de observações realizadas no decorrer das aplicações das aulas práticas, e a análise de acordo com o desempenho dos alunos. O público alvo foi alunos da 1ª fase 1, 2ª fase 2 do EJA e alunos do 2º ano 1, 3º ano 1 e 2º ano 1 do ensino médio período noturno. Diante disso, esse estudo fez-se necessário, pois através do mesmo foi possível observar um bom rendimento dos alunos com relação aos assuntos. Verificou-se que os alunos tiveram maior compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula visto que tiveram boas notas nas provas e trabalhos realizados durante os bimestres. Portanto, espera-se que este estudo contribua de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio por meio do estímulo e da criatividade.
PALAVRAS-CHAVE: Contextualização, Ensino-aprendizagem, Laboratório.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria de Nazaré da Silva Braga, Clara Ferreira Prestes, Viviane Guedes de Oliveira, Jorge Almeida de Menezes, Felipe Sant' Anna Cavalcante, Renato Abreu Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”