Coleta seletiva: concepção de alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Arapiraca-AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1323Resumo
RESUMO: Educação Ambiental é compreendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Baseando-se na preocupação acerca do nível de conscientização da população sobre a grande quantidade de resíduos gerados, causadores de vários problemas ambientais, o objetivo deste estudo foi avaliar a percepção ambiental acerca da coleta seletiva, de alunos de 8º ano de uma escola pública de ensino fundamental, localizada no município de Arapiraca-AL. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, do tipo exploratória e descritiva. Para a avaliação da percepção ambiental foram aplicados questionários a 65 alunos de 8º ano do ensino fundamental. Em seguida, os dados foram tabulados com o uso de ferramentas do programa Microsoft Excel for Windows®. Foi perceptível que os alunos, de faixa etária entre 12 a 17 anos, já possuíam discernimento da importância da EA e da coleta seletiva, contudo não foi observada ainda a sensibilidade no que tange a ações efetivas relativas a essa temática. Em suma, é necessária maior intervenção da escola na sensibilização e conscientização dos alunos, contextualizando e problematizando as questões ambientais em sala de aula e desenvolvendo projetos alusivos ao tema. Para isso, deve-se estreitar a distância entre o discurso teórico e as ações efetivas, sejam estas direcionadas à problemática do lixo ou a quaisquer outras que permeiem a aplicabilidade da Educação Ambiental.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental, Separação de resíduos, Ensino público.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Emylly Eduarda Ferreira, José Jamerson Pereira de Almeida, Luiz Eduardo Bezerra Silva, Maria Laryssa dos Santos Lima, Rosineide Nascimento da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”