Processo de inclusão da criança com deficiência visual na educação
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1508Resumo
RESUMO: A inclusão das crianças com deficiência visual na Educação Básica vem passando por importantes avanços, desde o direito a sua inserção na escola, a utilização de métodos e estratégias que proporcionam qualidade no ensino e aprendizagem. O objetivo deste artigo é descrever o processo de inclusão da criança com deficiência visual na educação e seus desafios. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada por meio de artigos, teses, dissertações, entre outras publicações. Foram incluídos nessa revisão, artigos, teses e publicações científicas disponíveis eletronicamente na íntegra, além disso, também foram utilizados dados de órgãos internacionais e governamentais, em língua portuguesa. Diante desse estudo, percebe-se que deficiência visual da criança impacta de maneira significativa no seu dia a dia, sendo necessário a criação de estratégias que contemplem todos os âmbitos de sua vida, como no âmbito da saúde, social e educacional. Tendo como estratégias a serem implementadas no currículo escolar e nas propostas pedagógicas, professores capacitados, atendimento educacional especializado, adaptações de materiais e ferramentas didáticas como o Sistema Braille, garantindo assim melhores condições de aprendizagem e o desenvolvimento habilidades para a efetiva alfabetização. Portanto, conclui-se que é direito de toda criança com deficiência visual, ter uma inclusão educacional desde o início de sua vida acadêmica, no qual a escola e os profissionais da educação se adaptem para recebê-la, respeitando suas necessidades e limitações, garantindo dessa forma, uma educação mais acessível e igualitária.
PALAVRAS-CHAVE: Atividades Educacionais, Educação de Cegos, Inclusão Escolar.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juciara Inácio dos Santos, Jéssica Alves Inácio dos Santos, Lázaro Heleno Santos de Oliveira, Joicielly França Bispo, Maria José de Brito Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”