Processo de inclusão da criança com deficiência visual na educação

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DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1508

Resumo

RESUMO: A inclusão das crianças com deficiência visual na Educação Básica vem passando por importantes avanços, desde o direito a sua inserção na escola, a utilização de métodos e estratégias que proporcionam qualidade no ensino e aprendizagem. O objetivo deste artigo é descrever o processo de inclusão da criança com deficiência visual na educação e seus desafios. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada por meio de artigos, teses, dissertações, entre outras publicações. Foram incluídos nessa revisão, artigos, teses e publicações científicas disponíveis eletronicamente na íntegra, além disso, também foram utilizados dados de órgãos internacionais e governamentais, em língua portuguesa. Diante desse estudo, percebe-se que deficiência visual da criança impacta de maneira significativa no seu dia a dia, sendo necessário a criação de estratégias que contemplem todos os âmbitos de sua vida, como no âmbito da saúde, social e educacional. Tendo como estratégias a serem implementadas no currículo escolar e nas propostas pedagógicas, professores capacitados, atendimento educacional especializado, adaptações de materiais e ferramentas didáticas como o Sistema Braille, garantindo assim melhores condições de aprendizagem e o desenvolvimento habilidades para a efetiva alfabetização. Portanto, conclui-se que é direito de toda criança com deficiência visual, ter uma inclusão educacional desde o início de sua vida acadêmica, no qual a escola e os profissionais da educação se adaptem para recebê-la, respeitando suas necessidades e limitações, garantindo dessa forma, uma educação mais acessível e igualitária.

PALAVRAS-CHAVE: Atividades Educacionais, Educação de Cegos, Inclusão Escolar.

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Biografia do Autor

Juciara Inácio dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Jéssica Alves Inácio dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Lázaro Heleno Santos de Oliveira, Centro Universitário Tiradentes

Acadêmico de Enfermagem

Joicielly França Bispo, Centro Universitário Tiradentes

Acadêmica de Enfermagem

Maria José de Brito Araújo, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Professora da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Santos, J. I. dos, Santos, J. A. I. dos, Oliveira, L. H. S. de, Bispo, J. F., & Araújo, M. J. de B. (2021). Processo de inclusão da criança com deficiência visual na educação. Diversitas Journal, 6(3), 3607–3624. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1508