Processo de inclusão da criança com deficiência visual na educação
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1508Resumen
RESUMO: A inclusão das crianças com deficiência visual na Educação Básica vem passando por importantes avanços, desde o direito a sua inserção na escola, a utilização de métodos e estratégias que proporcionam qualidade no ensino e aprendizagem. O objetivo deste artigo é descrever o processo de inclusão da criança com deficiência visual na educação e seus desafios. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada por meio de artigos, teses, dissertações, entre outras publicações. Foram incluídos nessa revisão, artigos, teses e publicações científicas disponíveis eletronicamente na íntegra, além disso, também foram utilizados dados de órgãos internacionais e governamentais, em língua portuguesa. Diante desse estudo, percebe-se que deficiência visual da criança impacta de maneira significativa no seu dia a dia, sendo necessário a criação de estratégias que contemplem todos os âmbitos de sua vida, como no âmbito da saúde, social e educacional. Tendo como estratégias a serem implementadas no currículo escolar e nas propostas pedagógicas, professores capacitados, atendimento educacional especializado, adaptações de materiais e ferramentas didáticas como o Sistema Braille, garantindo assim melhores condições de aprendizagem e o desenvolvimento habilidades para a efetiva alfabetização. Portanto, conclui-se que é direito de toda criança com deficiência visual, ter uma inclusão educacional desde o início de sua vida acadêmica, no qual a escola e os profissionais da educação se adaptem para recebê-la, respeitando suas necessidades e limitações, garantindo dessa forma, uma educação mais acessível e igualitária.
PALAVRAS-CHAVE: Atividades Educacionais, Educação de Cegos, Inclusão Escolar.
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Derechos de autor 2021 Juciara Inácio dos Santos, Jéssica Alves Inácio dos Santos, Lázaro Heleno Santos de Oliveira, Joicielly França Bispo, Maria José de Brito Araújo
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