Diagnóstico da Arborização Urbana das principais vias públicas dos bairros Camoxinga e Monumento no município de Santana do Ipanema, AL, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1565Resumo
RESUMO: A arborização urbana é um tema de grande importância no planejamento das cidades, pois proporciona um equilíbrio entre o meio ambiente e as construções, melhorando a qualidade de vida da população. Objetivou-se com o presente trabalho inventariar a composição vegetal urbana da Avenida Arsênio Moreira no bairro Monumento e da Rua Santa Sofia no bairro Camoxinga, Santana do Ipanema – AL, As principiais ruas dos referidos bairros. Avaliando a riqueza de espécies, sua origem (nativa ou exótica), qualidade de podas (conflitos com redes), afloramento do sistema radicular e seu diagnostico fitossanitário. Os dados foram coletados através de visitas in loco, utilizando o método de amostragem denominado inventário quali-quantitativo, também chamado de inventário do tipo censo. Foram levantados um total de 133 indivíduos, distribuídos em 8 famílias e 12 espécies, destas, uma espécie não foi identificada. As duas espécies mais frequentes foram Ficus benjamina L. (Figueira) com 57 indivíduos, seguida Prosopis juliflora (Sw.) DC. (Algaroba), com 34 indivíduos. Foi notável o predomínio de espécies exóticas, na qual 8 das 11 espécies catalogadas são exóticas. Além disso, 83 indivíduos tinham necessidade de poda, uma vez que estava em contato com redes elétricas e telefônicas. E em 26 ndivíduos tinham raízes expostas, a Ficus benmina L e Prosopis juliflora (Sw.) DC, foram as que mais necessitavam de poda, em alguns casos causando obstruções em calçadas. Em relação ao diagnostico fitossanitário não foi encontrado praga em nenhuma das espécies. Tais resultados podem ser úteis no manejo da arborização viária do município, podendo servir de subsídio para direcionar a tomada de decisões futuras.
PALAVRAS-CHAVE: Levantamento. Vegetação Urbana. Sertão alagoano.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tarcisia Alves da Silva, Alicia Marques Torres, Dacio Rocha Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”