In vitro germination, initial development and acclimatization of Cattleya nobilior Rchb. f. (Orchidaceae): an approach to curb the eventual endangerment of this exuberant, near-threatened Cerrado species
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1592Resumo
RESUMO: O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de meios de cultura na germinação in vitro e no desenvolvimento inicial de Cattleya nobilior e aclimatizar essa espécie utilizando palhada de soja (Glycine max) como componente do substrato, com a finalidade de produzir plantas em larga escala para reintroduzi-la em ambientes naturais. Características anatômicas associadas ao desenvolvimento durante a aclimatização também são descritas. A influência dos meios de Murashige e Skoog, Knudson, e Vacin e Went na germinação e desenvolvimento dos protocormos in vitro foi investigada. A aclimatização foi realizada utilizando-se diferentes proporções de palhada de soja (PS) e Bioplant (BP) como substratos. Os estudos anatômicos foram conduzidos com folhas das plantas durante a aclimatização. KC foi o meio de cultura mais adequado tanto para a germinação quanto para o desenvolvimento inicial. Para a aclimatização dessa espécie recomenda-se inicialmente a utilização de um substrato composto por 60% PS e 40% BP. Ao transferir as plantas para viveiro, deve-se utilizar uma mistura de 40% PS e 60% BP. As características anatômicas foliares observadas são típicas de orquídeas epifíticas adaptadas a ambientes pobres em recursos hídricos, o que indica que a OS não afeou negativamente o desenvolvimento da espécie. A propagação in vitro de C nobilior aqui descrita é eficiente para sua multiplicação com fins comerciais e de conservação, e a PS pode ser utilizada como componente alternativo do substrato para sua aclimatização.
PALAVRAS-CHAVE: Anatomia foliar, Meio de cultura, Palhada de Soja.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Silene Lívia Aires de Oliveira, Kellen Lagares Ferreira Silva, Rafael José de Oliveira, Maíra Jéssica de Souza, Jaderson Roney Gomes de Oliveira, Wagner de Melo Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”