O lugar nas aulas de geografia:
a perspectiva dos educandos de uma escola de Garanhuns - PE
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1714Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Escola pública, Conceitos geográficosResumo
Os conhecimentos relacionados ao lugar possibilitam que os educandos do ensino fundamental iniciem as suas leituras do mundo, levando-os a compreender o seu espaço e a analisar como este se comporta e se relaciona com o global. Assim, buscou-se analisar o entendimento que os educandos dos 5º e 6º anos do ensino fundamental, de uma escola do município de Garanhuns, apresentam sobre a noção de lugar nas aulas de Geografia. Para tanto, realizou-se visitas à escola campo de estudo, na qual se procedeu a observação das aulas e se efetuou entrevistas e a aplicação de formulários a 40 (quarenta) educandos dos 5º e 6º anos. Constatou-se que estes demonstraram muita dificuldade em relacionar o conceito de lugar para explicar o espaço onde vivem e que a maioria não consegue formar um raciocínio geográfico que possibilite relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com os fatos que ocorrem no seu lugar de vivência. A Geografia é vista de forma fragmentada, estando associada aos conteúdos vivenciados em sala de aula, mas sem o entendimento do espaço geográfico. No entanto, o conceito de lugar se constitui essencial para se iniciar a leitura do mundo, pois é a partir do espaço vivido que os educandos estabelecem suas experiências cotidianas e se relacionam com os demais lugares que integram o mundo em sua totalidade. Reitera-se a importância do estudo do lugar, haja vista que o ensino deste conceito possibilita apreender as mais diversas escalas entre o indivíduo e o mundo.
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