Tratamento da úlcera venosa com bota de Unna associado a escleroterapia com microespuma: relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1737

Resumo

RESUMO: Introdução: A insuficiência venosa (IV) é uma condição em que o retorno venoso se apresenta prejudicado em decorrência das válvulas venosas inadequadas gerando estase venosa. Objetivo: Relatar o processo de cicatrização da úlcera venosa utilizando a terapia compressiva inelástica Bota de Unna associada a escleroterapia. Materiais e métodos: Trata-se de um relato de caso, de natureza aplicada, com objetivos descritivos explicativos e com abordagem qualitativa. Realizado em um programa sem fins lucrativos do agreste de alagoas no período de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. Resultados e Discussão: Usuário (a) foi incluído no programa apresentando úlcera em fase inflamatória com bordas irregulares, superficiais, tecido de granulação imbricado no tecido necrótico, localização próxima ao maléolo ou porção distal do membro inferior esquerdo, presença de dermatite ocre, e apresentando hiperemia, dor, edema e perda da função, após o tratamento com a bota de unna associada a escleroterapia houve a cicatrização completa da lesão após cinco meses. A bota de unna apresenta resultados positivos no que se refere às taxas de cicatrização, capacidade funcional, melhora da autoestima e qualidade de vida, já a escleroterapia com espuma faz-se um tratamento menos dispendioso e apresenta melhores benefícios aos pacientes por ser minimamente invasivo, quando comparado aos procedimentos cirúrgicos. Conclusão: o tratamento utilizado mostrou resultados satisfatórios na cicatrização da úlcera em menor período quando comparado com um único ou outros tratamentos aplicados.

PALAVRAS-CHAVE: Úlcera Varicosa, Bandagens compressivas, Soluções esclerosantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Paulo do Nascimento Cordeiro, Faculdade Cesmac do Sertão

Acadêmico do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão, Técnico de Enfermagem da Escola Técnica Residência Educação, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) com o Projeto Desenvolvimento de um Aplicativo Móvel como Ferramenta de Orientação para Cuidados e Prevenção do Pé Diabético, vigência 2019/2020 (FINALIZADO), Membro do Projeto de Extensão Boneca Terapêutica como Estratégia Educativa para Cuidados e Prevenção do Pé Diabético em Atenção Primária à Saúde (NPE), Diretor de Práticas da Liga Acadêmica de Educação e Saúde (LAES), Monitor Remoto da disciplina de Saúde Coletiva I (voluntário), Voluntário do Programa Fecha Feridas do Instituto Jackson Caiafa, Estudante pesquisador do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão e Educação em Saúde.

Aruska Kelly Gondim Magalhães, Prefeitura Municipal de Arapiraca

Mestra em Biotecnologia. Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e Pós-graduada em Saúde Coletiva. 

Atuou como Enfermeira do PSF, Preceptora do programa PET Saúde da Família, Coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança, Secretária de Saude, como Coordenadora geral do programa PET Saúde GraduaSUS e como Superintendente de Gestão do Trabalho e Educação Permanente na Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca.

Atualmente responde como Enfermeira no Serviço de Assistência Especializado // Centro de Testagem e Aconselhamento de Arapiraca.

Ailton Mota do Nascimento Galvão, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Alagoas (FAL/ 2012), monitoria em histologia (FAL/2008), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2016), aluno bolsista CAPES (2014 a 2016), licenciatura em Biologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2015). Participou como pesquisador do Grupo "Morfologia Aplicada e Saúde" (CNPq), adquiriu o título de proficiência em língua estrangeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), Sócio da Sociedade Brasileira de Anatomia, trabalhou como fisioterapeuta da secretaria de saúde de Traipu (2013/2014), trabalha como Fisioterapeuta na saúde pública e neurologia adulta e pediátrica com abordagem motora e respiratória (FACIMA/2016), participou do Laboratório de Reatividade Cardiovascular (LRC/UFAL/ 2017). Atualmente, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia/ 2018) - Área de Concentração Biotecnologia em Saúde e, participante do grupo de pesquisa CENDOVASCULAR.

Hevany Braga de Carvalho, PPGBIOTEC/CESMAC

Psicóloga

Guilherme Benjamin Brandão Pitta, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduação em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1984), pós-graduação lato senso (1985-1987), mestrado (1988-1989) e doutorado (1995-1999) pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2009-2011), estágio na Universidade de Leipzig (Alemanha) (2014).) e pesquisador colaborador da laboratório de Medicina Regenerativa da Universidade de Leipzig (BioCit)(GER) . Foi presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) (2009-2011), membro do conselho editorial do Jornal Vascular Brasileiro (JVB) e Annals Vascular Surgery (AVS) ,membro do conselho superior da SBACV, chefe do Centro de Medicina Diagnóstica e Intervencionista (CMDI) do Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR) em Maceió/Alagoas, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de CIências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) (2005-2009) e Professor da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Atualmente é Professor Adjunto da (UNCISAL) (desde 1989)), tutor da liga acadêmica vascular (UNCISAL) (desde 2005) e da liga acadêmica de saúde coletiva (UFAL) (2017), Professor Adjunto do CESMAC - curso de MEDICINA e tutor da liga LANGIO (Liga acadêmica de angiorradiologia do CESMAC) orientador do mestrado e doutorado em cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (desde 2008), orientador do mestrado e doutorado do programa profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (MPBiotec) (2016), orientador do doutorado em Biotecnologia (Renorbio) (desde 2008) - Rede Nordeste de Biotecnologia, Coordenador do Estudo Clínico Multicêntrico da Fiocruz - RJ para Pacientes com Úlcera do Pé Diabético no Estado de Alagoas (Parceria com CIGB - CUBA) e Presidente atual da Comissão Estadual de Honorários Médicos de Alagoas (CEHMAL). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cirurgia endovascular e Medicina Regenerativa nas linhas de pesquisa em diabetes melitus, neuropatia diabética, manufatura aditiva, próteses vasculares e endovasculares, reação endotelial e proliferação miointimal. Grupo de Pesquisa: BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE: INOVAÇÃO EM ÓRTESES E PRÓTESES, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO EM DOENÇAS VASCULARES. DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE.

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Silva, N. I. da, Cordeiro, J. P. do N., Magalhães, A. K. G., Galvão, A. M. do N., Carvalho, H. B. de, & Pitta, G. B. B. (2021). Tratamento da úlcera venosa com bota de Unna associado a escleroterapia com microespuma: relato de caso. Diversitas Journal, 6(3), 3364–3374. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1737