Os gêneros literários na sequência didática como suporte no ensino da EJA
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.1749Resumo
O trabalho buscou por meio de uma análise das respostas dadas ao questionário investigar como vem sendo desenvolvida a leitura Infantojuvenil na sala de aula, uma vez que o contato com essa literatura é um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem no que se refere a formar leitores e pensando nesse valioso recurso que é a leitura literária para despertar as várias habilidades e conhecimentos dos alunos que buscou-se, conhecer melhor a maneira como são tratados na sala de aula entre os docentes e discentes. O nosso trabalho teve o objetivo de investigar os motivos que levam os alunos a demonstrarem pouco interesse e contato com os textos literários. Os autores como: Colomer – (2007), Freire – (2011), Lajolo –(2000), Coelho – (2000), foram utilizados como referências para o embasamento teórico. É fundamental para o desenvolvimento dos alunos o trabalho com a literatura infantojuvenil e com isso poder dialogar com os conteúdos do currículo, sendo assim uma forma de poder buscar novos conhecimentos que possam levar a uma reflexão sobre o papel das nossas escolas nos dias atuais, pois sabemos que é preciso conhecer o todo para falar do meio, sendo que a escola precisa pensar globalmente para formar o aluno para atuar na sociedade. Diante do que foi percebido sobre a forma de contato e a utilização da literatura infantojuvenil na escola Izabel Moura de Andrade mediante as respostas no questionário dos 36 alunos do 6º ano, ou precisamente na sala de aula, não deixa dúvidas de que precisa necessariamente de uma mudança nas práticas pedagógicas com esse meio tão importante para o desenvolvimento do ser humano que é a literatura.
PALAVRAS-CHAVES: leitura literária, sala de aula, reflexão.
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