Os gêneros literários na sequência didática como suporte no ensino da EJA
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.1749Abstract
O trabalho buscou por meio de uma análise das respostas dadas ao questionário investigar como vem sendo desenvolvida a leitura Infantojuvenil na sala de aula, uma vez que o contato com essa literatura é um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem no que se refere a formar leitores e pensando nesse valioso recurso que é a leitura literária para despertar as várias habilidades e conhecimentos dos alunos que buscou-se, conhecer melhor a maneira como são tratados na sala de aula entre os docentes e discentes. O nosso trabalho teve o objetivo de investigar os motivos que levam os alunos a demonstrarem pouco interesse e contato com os textos literários. Os autores como: Colomer – (2007), Freire – (2011), Lajolo –(2000), Coelho – (2000), foram utilizados como referências para o embasamento teórico. É fundamental para o desenvolvimento dos alunos o trabalho com a literatura infantojuvenil e com isso poder dialogar com os conteúdos do currículo, sendo assim uma forma de poder buscar novos conhecimentos que possam levar a uma reflexão sobre o papel das nossas escolas nos dias atuais, pois sabemos que é preciso conhecer o todo para falar do meio, sendo que a escola precisa pensar globalmente para formar o aluno para atuar na sociedade. Diante do que foi percebido sobre a forma de contato e a utilização da literatura infantojuvenil na escola Izabel Moura de Andrade mediante as respostas no questionário dos 36 alunos do 6º ano, ou precisamente na sala de aula, não deixa dúvidas de que precisa necessariamente de uma mudança nas práticas pedagógicas com esse meio tão importante para o desenvolvimento do ser humano que é a literatura.
PALAVRAS-CHAVES: leitura literária, sala de aula, reflexão.
Metrics
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Vânia Maria Silva Franco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”