Administração financeira pessoal de alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerias
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.1821Palavras-chave:
Administração financeira, Estudantes, Finanças pessoais, Renda, Matemática financeiraResumo
Compreender finanças bem como administração financeira pessoal são temas em evidência atualmente no Brasil, em função da instabilidade econômica. O objetivo do presente estudo foi identificar as práticas de administração financeira adotados pelos alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino no município de Unaí-MG. Para tanto, foi realizado uma pesquisa com 42 alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino. A pesquisa e classificada como exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo, e quantitativa quanto à natureza dos dados. Os principais achados do estudo evidenciam que a maioria dos estudantes possuem fonte própria de renda, sendo esta fonte o trabalho; a remuneração da maioria dos estudantes e até um salário mínimo; a maioria faz registros das receitas e despesas, e o meio utilizado são as anotações em caderno; no que tange a relação dos estudantes com as finanças pessoais, 45% gastam no limite do que ganham e 23% gastam mais do que ganham, justificando, pois 55% não investem parte da sua renda, e o motivo para 27% e não sobrar dinheiro.
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