Administração financeira pessoal de alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerias

Autores/as

  • Casciano José da Silva Neto Faculdade CNEC Unaí, Minas Gerais (MG), Brasil
  • Leonardo da Silva de Souza Faculdade CNEC Unaí, Minas Gerais (MG), Brasil
  • Gevair Campos Faculdade CNEC Unaí, Minas Gerais (MG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.1821

Palabras clave:

Administração financeira, Estudantes, Finanças pessoais, Renda, Matemática financeira

Resumen

Compreender finanças bem como administração financeira pessoal são temas em evidência atualmente no Brasil, em função da instabilidade econômica. O objetivo do presente estudo foi identificar as práticas de administração financeira adotados pelos alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino no município de Unaí-MG. Para tanto, foi realizado uma pesquisa com 42 alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino. A pesquisa e classificada como exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo, e quantitativa quanto à natureza dos dados. Os principais achados do estudo evidenciam que a maioria dos estudantes possuem fonte própria de renda, sendo esta fonte o trabalho; a remuneração da maioria dos estudantes e até um salário mínimo; a maioria faz registros das receitas e despesas, e o meio utilizado são as anotações em caderno; no que tange a relação dos estudantes com as finanças pessoais, 45% gastam no limite do que ganham e 23% gastam mais do que ganham, justificando, pois 55% não investem parte da sua renda, e o motivo para 27% e não sobrar dinheiro.

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Biografía del autor/a

Casciano José da Silva Neto, Faculdade CNEC Unaí, Minas Gerais (MG), Brasil

Discente no curso de Administração da Faculdade CNEC Unaí

Leonardo da Silva de Souza, Faculdade CNEC Unaí, Minas Gerais (MG), Brasil

Discente no curso de Administração da Faculdade CNEC Unaí

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Publicado

2023-01-10

Cómo citar

Silva Neto, C. J. da ., Souza, L. da S. de ., & Campos, G. (2023). Administração financeira pessoal de alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerias. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.1821

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas