Caixa entomológica como recurso didático para aulas sobre a classe insecta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1848

Palavras-chave:

Ensino, Insetos, Artrópodes, Coleção entomológica

Resumo

Nas caixas ou coleções entomológicas, encontram-se armazenados, ordenados e preservados, espécimes ou estruturas de espécimes de insetos para pesquisas e estudos. O presente trabalho objetivou promover o conhecimento sobre a morfologia de insetos, em alunos do 7º ano da Escola Estadual Ruth Bezerra, localizada na cidade de Macapá-Ap. Inicialmente aplicou-se um questionário para se obter o conhecimento prévio dos alunos sobre a morfologia externa e espécies da classe Insecta. Após o questionário, os alunos produziram desenhos para demonstrarem os seus conhecimentos sobre as estruturas corporais dos insetos. Posteriormente aos desenhos, foram ministradas aulas teóricas e práticas utilizando uma coleção entomológica cedida pelo Laboratório de Artrópodes da Universidade Federal do Amapá. Findando as aulas, os alunos produziram novamente os desenhos demonstrativos sobre as estruturas corporais dos insetos, para que fosse obtido os conhecimentos durante as atividades. No final das atividades, aplicou-se novamente o questionário para que fosse feita a comparação dos conhecimentos pré-intervenção e pós-intervenção. Os resultados demonstram que, ao serem questionados pré-intervenção se os aracnídeos são insetos, 62,5% (N=15) dos alunos afirmou que sim. Após a execução das atividades, 83,3 % (N=20) dos alunos conseguiram diferenciar os insetos dos aracnídeos. Os alunos também citaram ter anseio por outras aulas práticas para a obtenção de conhecimentos em sala de aula. Podendo-se inferir que a aula prática com a caixa entomológica obteve considerável aceitação pelos estudantes, e contribuiu de maneira significativa na construção do conhecimento a respeito da morfologia externa dos insetos.

Biografia do Autor

CARVALHO, A. L., Secretaria de Educação do Estado do Amapá

Licenciada em Ciências Biológicas. Gestora Escolar pela Secretaria de Educação do Estado do Amapá.

SÁ, D. M. C., Universidade Federal do Amapá/Professora no Colegiado de Ciências Biológicas

Mestre em Ciências da Saúde. Professora do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá.

Referências

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.

BACCIN, K. M. S.; FILHO, W. S. A.; SILVA, S. A. Os Insetos e a Ciência na Escola: Estratégias de Ensino. SCIENTIA CUM INDUSTRIA, v. 8, n. 3, p. 13 - 16, 2020.

BORGES, M. R. M.; LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6. n.1, 2007.

BRASIL. Resolução 466 de 12 de novembro de 2012. Diário Oficial da União nº12, Brasília, DF, 13 de junho de 2013 Seções I, p.59.

CASTRO, I. F.; BRAVO, F. Morfologia externa do gafanhoto adulto Eutropidacris sp: comentários sobre o plano básico de insecta. 1 ed. Imprensa universitária, 2001.

CHEN, G.; WANG, Z. W.; QIN, Y.; SUN, W. B. Seed dispersal by hornets: An unusual insect‐plant mutualism. Journal of Integrative Plant Biology, v. 59, n. 11, p. 792-796, 2017.

CUNHA, D. A. S.; NÓBREGA, M. A. S.; JUNIOR, W. F. A. Insetos Polinizadores em Sistemas Agrícolas. Ensaios em Ciências: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 18, n. 4, p. 185-194, 2014.

EILENBERG, J.; VLAK, J. M.; LEROUX, C. N.; CAPPELLOZZA, S.; JENSEN, A. B. Diseases in insects produced for food and feed. Journal of Insects as Food and Feed, v. 1, n. 2, p. 87-102, 2015.

FAVACHO, D. G. A.; ANDRADE, J. J. Mais que especial: por um ensino de ciências inclusivo e transformador. Ribeirão Preto: Edição dos Autores, 2020.

FILHO, W. S. A. Coleção entomológica didática. In. MACHADO, C. P. (org). Ensino de ciências [recurso eletrônico]: práticas e exercícios para a sala de aula. 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2017. p. 97-103.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. GALLO. D.; OCTAVIO; N; SINVAL; N. S; RICARDO. C. L. P.; Manual de entomologia agrícola. ed. São Paulo: Agronomia Ceres, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. ed.4. São Paulo: Atlas, 2008. GULLAN, P. J.; CRANSTON. P.S. Os insetos: um resumo de entomologia. 3a ed. São Paulo: Rocca, 2008.

GOLUBKINA, N.; SHESHNITSAN, S.; KAPITALCHUK, M. Ecological Importance of Insects in Selenium Biogenic Cycling. International Journal of Ecology, v. 2014, n. 3, p. 1-6, 2014.

JANKIELSOHN, A. The importance of insects in agricultural ecosystems. Advances in Entomology, v. 6, n. 2, p. 62-73, 2018.

LEAL, D.; OLIVEIRA, E. P; SILVA, J.K.; BOSSO, M. K. Produção E Divulgação De Material Didático pedagógico Sobre Os Insetos No Ensino Fundamental. Diálogos & Saberes, Mandaguari. v.7, n.1, p. 99-107, 2011.

LEITE, A. C. S.; SILVA, P. A. B.; VAZ, A. C. R. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre as percepções dos alunos do PROEF II. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.7, n.3, p. 1-16, 2005.

LIMA, G. S. N.; CAJAIBA, R. L.; SOUSA, E. S. Percepção e classificação de insetos por moradores da Comunidade Vila Pindaré, Buriticupu, Maranhão - estudo de caso. Enciclopédia Biosfera, v. 17, n. 32, p. 1-11, 2020.

MOTTA, P. C. Aracnídeos do cerrado. 1ª edição, Tecnical Books Editora, Rio de Janeiro, 2014.

MUNHOZ, E. M. B.; SILVEIRA, M. S.; LIMA, J. S. Confecção de caixa entomológica como estratégia de mediação do conhecimento científico no ensino fundamental. In: XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Paraná: 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22097_10720.pdf. Acesso em: 5 de mar. 2021.

PARRA, J. R. P. Biological Control in Brazil: An overview. Scientia Agricola, v. 71, n. 5, p. 345-355, 2014.

RIBEIRO, N. C. G.; SANT’ANA, D. M. G. The entomological exhibition of a Science museum and its contributions to non-formal Education. Acta Scientiarum, v. 41, n. 1, p. 1-7, 2019.

SANTOS, D. C. J.; SOUTO, L. S. Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, v. 7, n. 5, p. 1-8, 2011.

SANTOS. J. C. D.; SOUTO. S. L. Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem em ciências no ensino fundamental. Revista Scientia Plena, v.7. n.5, p. 1-8, 2011.

SILVA, A. P. M.; SILVA, M. F. S.; ROCHA, F. M. R.; ANDRADE, I. M. Aulas práticas como estratégia para o conhecimento em Botânica no ensino fundamental. HOLOS, v. 8, n. p. 68-79, 2015.

SOUSA, DE. G. R.; OLIVEIRA, DE. G. G.; TOSCHI, S. M; CUNHA, DA. F. H. Meio ambiente e insetos na visão de educandos de 6º e 8º ano de escolas públicas em Anápolis- GO. Ambiente e Educação, v.18, n.2, p. 59-81, 2013.

SOUZA-JUNIOR, E. A.; COSTA-NETO, E.M.; SANTOS, G. C. B. As concepções que estudantes da sexta série do ensino fundamental do centro de educação básica da universidade estadual de feira de Santana possuem sobre os insetos. Gaia Scientia, v.8, n.1, p. 8- 16, 2014.

TAKEDA, S. New field of insect science: Research on the use of insect properties. Entomological Science, v. 16, p. 125-135, 2013.

TRINDADE, O. S. N.; SILVA-JUNIOR, J. C., TEIXEIRA, P. M. M. Um estudado das representações sociais de estudantes do ensino médio sobre os insetos. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.14, n.3, p. 37- 50, 2012.

ZHU, F.; LAVINE, L.; O’NEAL, S.; LAVINE, M.; FOSS, C.; WALSH, D. Insecticide Resistance and Management Strategies in Urban Ecosystems. Insects, v. 7, n. 2, p. 1-26, 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Lemos Carvalho, A., Nascimento, Y., & da Cunha Sá, D. M. (2022). Caixa entomológica como recurso didático para aulas sobre a classe insecta. Diversitas Journal, 7(1), 0449–0462. https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1848