A Transformação do Território a partir da Transição da Agricultura Convencional para a Agricultura Agroecológica: O Caso de Agudo/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1963

Resumo

RESUMO: Este texto tem como temática central as vivências dos agricultores familiares camponeses, em processo de transição da agricultura convencional para a de base agroecológica, no município de Agudo/RS. Partindo da dicotomia entre a agricultura moderna e a agricultura de base ecológica, a presente pesquisa pretende compreender como se dão as vivências dos agricultores em transição agroecológica no município de Agudo. Objetiva-se conhecer as estratégias agroecológicas nas unidades de produção familiar em questão. Através de investigação qualitativa, observação sistemática, e entrevista semiestruturada e o caderno de campo, podemos conhecer a realidade do processo de transição. A transição cria alternativas que apoiam o processo de transformação da agricultura, com enfoque sustentável.  A transição agroecológica no município, ocorre entre famílias que, em geral, estiveram relacionadas ao cultivo do fumo. Sendo estas famílias, as que possuem maior interesse em ascender na busca pela produção agrícola de base ecológica.  As famílias em questão estão dando o primeiro passo em direção a um processo de transição para um modelo de base ecológica, que busca a sustentabilidade do meio ambiente e também das famílias que vivem no meio rural.

PALAVRAS-CHAVE: agricultura ecológica, sustentabilidade social, transição, vivências, agricultores familiares camponeses, território.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valquiria Conti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Ivanio Folmer, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de geografia Licenciatura no ano de 2014. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia-PPGGEO/UFSM no ano de 2018. Doutorando em Geografia-PPGGEO/UFSM com previsão de término em 2022. Participante de diversos projetos de pesquisa e extensão, com as temáticas de Educação no campo; Educação Ambiental; Gênero e sexualidade; Mortalidade Infantil; Catadores e Memória e Patrimônio Cultural.

Carmen Rejane Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Conti, V., Folmer, I., & Flores, C. R. (2021). A Transformação do Território a partir da Transição da Agricultura Convencional para a Agricultura Agroecológica: O Caso de Agudo/RS. Diversitas Journal, 6(3), 3375–3390. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1963

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)