Impactos socioambientais de parques eólicos no Brasil
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2004Resumo
Por ser oriunda de fonte renovável e inesgotável, a energia eólica vem ganhando espaço no Brasil e no mundo. Quando comparada a energias advindas de fontes fósseis, esta se apresenta como uma alternativa para diminuição da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE), no entanto, como qualquer outra atividade, a energia eólica é passível de impactos negativos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo, investigar os impactos causados por parques eólicos no meio ambiente e nas comunidades próximas de sua localização. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a partir da busca de artigos teórico-empíricos, nas bases de dados da Web of Science, Scopus e Scielo. Tais estudos passaram por uma triagem que visou responder a seguinte pergunta questão: Como a implantação de parques eólicos no Brasil pode impactar no meio ambiente e na comunidade local? A partir da análise dos dados, observou-se que os impactos abrangeram as esferas ambiental, social, econômica e até a cultural, tornando a produção de energia eólica ainda distante de uma atividade sustentável. Por fim, a partir dessa pesquisa, ficou evidente a importância que os estudos de casos possuem ao se aprofundem nos impactos socioambientais, bem como, no incentivo à mitigação dos impactos de futuros parques eólicos.
Métricas
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luzia Ferreira da Silva, Romário Nunes da Silva, Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Luciano Pires de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”