A produção do conhecimento sobre a educação de jovens e adultos no PPGE-Ufal: balanços e perspectivas

Autores

  • Andresso Marques Torres Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Luisa Tenório dos Santos Universidade Federal de Alagoas - Ufal
  • Lucicleide Guedes dos Santos Universidade Federal de Alagoas - Ufal
  • Marinaide Freitas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2038

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento, Educação de Jovens e Adultos, PPGE-Ufal.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar achados de uma Pesquisa de Iniciação Científica (Pibic), realizada entre os anos 2020-2021, que buscou compreender como se caracteriza a produção do conhecimento, notadamente as teses e dissertações defendidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), pertencente à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e que tratam sobre a Educação de Jovens e Adultos, no período de 2003 a 2019 – época das primeiras e últimas defesas -, considerando esse recorte temporal, em razão de associar-se a Pesquisa Matriz sobre a produção do conhecimento desenvolvida no PPGE-Ufal. O estudo, em foco adotou como procedimentos metodológicos, a pesquisa quantiqualitativa, como técnica de coleta de dados o instrumental da Matriz Epistemológica e a análise das produções realizou-se por meio da Análise de conteúdo. O resultado considerou a análise de 8 produções, entre teses e dissertações e apontou os principais pressupostos teóricas e metodológicos, autores recorrentes e linhas de pesquisas, além de apresentar os fenômenos estudados pelos pesquisadores, relativos ao campo da Educação de Jovens e Adultos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Luisa Tenório dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE / CEDU / UFAL. Mestre em Educação pelo PPGE/CEDU/UFAL. Pedagoga licenciada pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA) do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve pesquisas no campo das Culturas Organizacionais Escolares. Participa dos estudos desenvolvidos no Grupo de Estudo História da Educação, Cultura e Literatura (CEDU/UFAL). Participação como associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Lucicleide Guedes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, e Bolsista de Iniciação Científica (2021-2022). 

Marinaide Freitas

Professora e pesquisadora no campo da Educação de Jovens e Adultos do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) e do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Linhas de Pesquisa: História e Política e Educação e Linguagem. Líder do grupo de pesquisa Multidisciplinar em EJA (MULTIEJA). É coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização (Nepeal), Cedu/Ufal. É membro do GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultos da Anped e também, membro do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA). Curadora do Café com Paulo Freire em Maceió. 

Referências

Abreu, A. C. S. de; LAFFIN, M. H. L. F. Bases epistemológicas no campo da pesquisa em educação de jovens e adultos, Salvador, ADUFBA, 2019.

Almeida, C. C. M. de. A formação docente na Educação de Jovens e Adultos: uma análise discursiva. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.

Bardin, L. Análise de conteúdo. Edição revista e atualizada: Edições 70. Portugal, 2009.

Barros, A. M. A. A formação dos professores que alfabetizam jovens e adultos: uma demanda (re) velada. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação–Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2003.

Creswell, J. Procedimentos de métodos mistos. In:______. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Sánchez Gamboa, S. Fundamentos para la investigácion educativa: presupuestos epistemológicos que orientan al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio, 1998.

Gatti, B. Estudos quantitativos em educação. São Paulo: Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, 2004.

Lima, D. M. de. O tratamento dado às juventudes nos gêneros textuais do livro didático de ciências sociais da educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação–Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.

Pimentel, F. S.C.; Santos, F. J. de O. O desenvolvimento temático da produção científica no programa de pós-graduação em educação da Ufal. Maceió, Debates em Educação, v. 9, nº 19, 2017.

Prado, E.; Santos, I. 15 anos do PPGE/Ufal: a produção científica da linha história e política da educação. In: Prado, E.; Santos, I.; Cavalcante; M. do S. A. Pesquisas em educação em Alagoas: múltiplos enfoques. Maceió: Edufal: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2017.

Santos, A. C. dos. O ensino da leitura na educação de jovens e adultos: o movimentum de significar e ressignificar a prática docente em contexto de pesquisa colaborativa. Tese de Doutorado. − Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.

Silva, A. G. da. Professoras da EJA: efeitos de sentido dos discursos para a formação continuada. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação–Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.

Silva, A. P. A. da. Educação de jovens e adultos: práticas discursivas de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação–Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

Silva, J. C. da. O Mobral no sertão alagoano: das histórias e memórias às sínteses possíveis após quatro décadas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

Silva, J. C. da. A memória dos esquecidos: narrativas dos sujeitos partícipes das ações do Mobral Cultural no sertão de Alagoas. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.

Silva, R. H. R. da; Gamboa, S. A. S. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. Educ. temat. digit. Campinas, V. 16, n. 1, p. 48-66, jan/abr. 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Marques Torres, A., Tenório dos Santos, A. L. ., Guedes dos Santos, L. ., & Freitas, M. (2022). A produção do conhecimento sobre a educação de jovens e adultos no PPGE-Ufal: balanços e perspectivas. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2038