Prevenção do HPV na atenção primária: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.2041Palavras-chave:
Unidade Básica de Saúde, Promoção de Saúde, Infecção Sexualmente TransmissívelResumo
RESUMO: As infecções sexualmente transmissíveis causam grandes transformações negativas na vida da mulher, principalmente o “vírus do papiloma humano”, ou “Human Papiloma Virus” (HPV), responsável por cerca de 500 mil casos de câncer de colo do útero no mundo anualmente. Cabendo as equipes de atenção básica promover a prevenção, a pesquisa objetiva descrever as formas de intervenções, caracterizadas na literatura nos anos de 2014 a 2020, que tratem da prevenção por HPV em mulheres atendidas na Atenção Primária de Saúde. Para guia desta pesquisa, requereu-se a seguinte questão norteadora: “quais intervenções realizadas na atenção básica para prevenção por HPV em mulheres?”. O método utilizado foi o da revisão de literatura em cinco bases de dados e bibliotecas virtuais: LILACS, BDENF, SCIELO, BDTD e CAPES, utilizando-se dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Atenção Primária, Prevenção e HPV, junto ao booleano “AND” a fim de obter trabalhos dos últimos seis anos. O resultado desse estudo permitiu redigir as respostas para o objetivo e questão norteadora que abordassem sobre intervenções exercidas pelo enfermeiro. Assim, a pesquisa concluiu que as intervenções da atenção básica são importantes para prevenção do HPV e câncer do colo de útero, pois promove visibilidade à importância da equipe multidisciplinar e interdisciplinar de saúde ao dar ênfase em técnicas e métodos explorados por estes profissionais, principalmente o enfermeiro.
PALAVRAS-CHAVE: Atenção Básica, Prevenção, HPV.
Métricas
Referências
ABREU, Mery Natali Silva et al. Conhecimento e percepção sobre o HPV na população com mais de 18 anos da cidade de Ipatinga, MG, Brasil. Revista de Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 3, p. 849-60, 2018.
ARAGÃO, Jamilly da Silva. Vulnerabilidade relacionada às infecções sexualmente transmissíveis em pessoas com deficiência física. Campina Grande – PB: Universidade Estadual da Paraíba, 2015.
CASTRO, Eneida Lazzarini; et al. O conhecimento e o ensino sobre doenças sexualmente transmissíveis entre universitários. Revista de Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 6, p. 1975-1984, 2016.
CUNHA, Denise de Fátima Bernardes. Fatores de risco para a descontinuidade na detecção precoce do câncer de colo uterino. Fortaleza – CE: Universidade Federal do Ceará, 2014.
ELIAS, Thaís Cristina. Efeito da quimioterapia na capacidade funcional de mulheres com câncer ginecológico, câncer de mama e doença trofoblástica gestacional no serviço de onco-ginecologia de um hospital público. Uberaba – MG: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2014.
FAVARO, Caroline Ribeiro Pereira. Perfil epidemiológico de mulheres com câncer do colo de útero atendidas em um hospital do interior paulista. Ribeirão Preto – SP: Universidade de São Paulo, 2017.
GUEDES, Mariana de Castro Ribeiro; et al. A vacina do papilomavírus humano e o câncer do colo do útero: uma reflexão. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 11, n. 1, p. 224-31, jan, 2017.
HINO, Paula; et al. Conhecimento de graduandos em enfermagem sobre a vacina contra o papilomavírus humano. Revista Nordestina de Enfermagem, n.17, v. 5, p. 586-92, set-out, 2016.
IELPO, Antônia Fátima Pinheiro; et al. Frequência de ASC-US em laudos citopatológicos alterados e não alterados em um laboratório da rede privada de Fortaleza, Ceará. Acta Biomedica Brasiliensia, v. 9, n. 3, p. 28-36, dez, 2018.
IGNÁCIO, Mariana Alice de Oliveira. Prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis e de Alterações da Microbiota Vaginal e Fatores Associados em Mulheres que Fazem Sexo com Mulheres. Botucatu – SP: Universidade Estadual Paulista, 2016.
INTERAMINENSE, Iris Nayara da Conceição Souza; et al. Tecnologias educativas para promoção da vacinação contra o papilomavírus humano: revisão integrativa da literatura. Texto Contexto da Enfermagem, v. 25, n. 2, p. 1-10, 2016.
KRABBE, Elisete Cristina; et al. Vacina contra o HPV e a prevenção do câncer do colo do útero: uma necessidade de avanço na prática cotidiana da ciência da saúde. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 3, n. 1, p. 237-244, 2016.
LIMA, Emilly Monique; OLIVEIRA, Teresinha Ana; SIQUEIRA, Cibele Leite; SILVA, Angela Ferreira. Segurança na assistência de enfermagem: uma revisão integrativa. Enfermagem Revista, v. 19, n. 2, p. 262-281, 2016.
MENDES, Lorena Campos. O protagonismo das atividades educativas influenciando o conhecimento e a prática da autopalpação das mamas e do exame papanicolaou entre estudantes de escolas públicas do período noturno. Uberaba – MG: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2014.
MOURA, Escolástica Rejane Ferreira. Panorama clínico, terapêutico e sexual de mulheres portadoras de Papiloma Vírus Humano e/ou Neoplasia Intraepitelial Cervical. Revista de Enfermagem Referência, v. 4, n. 3, p. 113-120, nov-dez, 2014.
NOGUEIRA, Karla Regina Celestino; MORAES, Marilúcia Mota. Prevenção do câncer cervical: o conhecimento das usuárias em uma equipe de saúde da família. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 11, n. 5, p. 1892-901, mai, 2017.
NUNES, Chaline Barbosa de Laia; ARRUDA, Kimberly Marques; PEREIRA, Théa Nobre. Apresentação da eficácia da vacina HPV distribuída pelo SUS a partir de 2014 com base nos estudos FUTURE I, FUTURE II, e VILLA et al. Acta Biomedica Brasiliensia, v. 6, n. 1, p. 1-9, jul, 2015.
OKAMOTO, Cristina Terumi; et al. Perfil do conhecimento de estudantes de uma Universidade Particular de Curitiba em relação ao HPV e sua prevenção. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 4, p. 611-620, 2016.
PINTO, Valdir Monteiro; BASSO, Caritas Relva; BARROS, Cláudia Renata Santos; GUTIERREZ, Eliana Battaggia. Fatores associados às infecções sexualmente transmissíveis: inquérito populacional no município de São Paulo, Brasil. Revista de Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 7, p. 2423-2432, 2018..
SANTANA, Ercília; et al. Câncer cervical: etiologia, diagnóstico e prevenção. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 15, n. 4, p. 199-204, out-dez, 2008.
SANTOS, Silvana Rosa Silva; ÁLVARES, Alice da Cunha Morales. Assistência do Enfermeiro na Prevenção do HPV. Revista de Iniciação Científica e Extensão, v. 1, n. 1, p. 28-31, jan-jun, 2018.
SILVA, Luana Carvalho. Conhecimento e percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), o câncer no colo do útero e a vacina anti-HPV. Goiânia – GO: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2015.
SOUZA, Aline Ferreira; COSTA, Lúcia Helena Rodrigues. Conhecimento de mulheres sobre HPV e câncer do colo do útero após consulta de Enfermagem. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 4, n. 61, p. 343-350, 2015.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Angleide Santos Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”