A relevância da formação inicial e continuada para o processo de constituição do professor crítico-reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2144Palavras-chave:
Desafios, Pesquisa, Qualidade da aprendizagemResumo
A atividade docente, assim como tantas outras, exige muita dedicação. Os desafios são os mais variados. A cada momento surge uma situação nova na qual o educador precisa se adequar. O conhecimento teórico é fundamental para que se possa desenvolver uma boa prática, porém ele precisa ser repensado uma vez que por si só não tem garantido a qualidade necessária para enfrentar os dilemas e desafios escolares. São inúmeros os fatores que interferem nos resultados na atividade docente (indisciplina, escassez de material didático, estrutura física da escola, valorização profissional, dentre outros), faz-se necessário que a formação inicial busque despertar nos futuros docentes um olhar autônomos, críticos e proativos visando melhor desempenho frente as dificuldades que poderão vivenciar. Destaca-se também nesse cenário a relevância da formação continuada, pensando nesta como possibilidade de crescimento, de realização pessoal, de possibilidade de contribuição mais efetiva na busca por uma educação de qualidade e transformação social. Esse estudo defende uma prática docente crítico reflexiva pautada na reflexão-ação, na qual o profissional docente avalia e se auto avalia visando êxito no processo educacional. Desse modo, as análises são de abordagem qualitativa, objetiva apontar por meio da perspectiva de diferentes teóricos a relevância da formação inicial e continuada em uma perspectiva crítico-reflexiva, por considerarmos ser esta uma das formas indispensáveis para garantir o processo da aprendizagem dos alunos, ao mesmo passo que proporciona uma autoavaliação do próprio sujeito (docente) visando garantir o aperfeiçoamento constate de sua prática pedagógica.
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