Plataformas Digitais para o Ensino e a Formação de Professores: uma experiência do PIBID

Autores

  • ANA JÚLIA SOARES ANTANA Universidade Federal de Alagoas
  • Adelmo Fernandes de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Danielle Araújo Mota Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2154

Palavras-chave:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Oficina, Plataformas Digitais

Resumo

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na sociedade e na educação. Dessa forma, o presente trabalho trata do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como espaço para a exploração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino por meio de uma oficina realizada por participantes do programa para professores de uma escola do subprojeto Biologia. Nesse sentido, tem-se o objetivo de relatar o desenvolvimento de uma oficina sobre plataformas digitais para o ensino, que foram: portal do professor, YouTube, Canva, PhET e CmapCloud para auxiliar os professores nos processos de ensino e aprendizagem, tanto na preparação de materiais como recursos para as aulas. Os resultados demostraram a proposição da oficina com professores prevista no plano de ação do programa; o planejamento coletivo contando com os Iniciantes à Docência, professora supervisora, gestão escolar e coordenador de área; e a aplicação da oficina sobre plataformas digitais para o ensino. Por fim, foram realizados apontamentos acerca das contribuições do PIBID para a formação de professores e o uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Bandeira, J. S., Mota, M. D. A. (2021). (RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), pp. 15-34. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9506

Beraldo, R. M. F., Maciel, D. A. (2016). Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais. Psicologia Escolar e Educacional, 20 (2), pp. 209-217. https://doi.org/10.1590/2175-353920150202952

Bogdan, R., Biklen, S. K. (1994). Investigação Qualitativa em Educação: uma introdu-ção à teoria e aos métodos. Porto Editora.

Cabral, A. L. T., Lima, N. V. de, Albert, S. (2019). TDIC na Educação Básica: perspectivas e desafios para as práticas de ensino da escrita. Trabalhos em Linguística Aplica-da, 58 (3), pp. 1134-1163. https://doi.org/10.1590/01031813554251420190620

Cravo, A. R., Espartosa, K. D. (2021). Avaliação de simulações interativas em Ciências da plataforma on-line “PHET” por meio de parâmetros de avaliação e de oficinas com futuros docentes. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 14 (1), pp. 658-679. http://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.389.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2013). Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. Editora Atlas AS.

Libâneo, J. C. Didática. (1990). Editora Cortez.

Lopes, R. P., Fürkotter, M. (2020). Do Projeto Pedagógico à aula universitária: aprender a ensinar com tdic em cursos de licenciatura em Matemática. Educação em Revis-ta, 36, pp. 1 – 21. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698220954.

Nóvoa, A. (2009). Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Nóvoa, A. Professores: imagens do futuro presente. Educa.

Santana, A. J. S., Conceição, A. R., Mota, M. D. A. (2020). Ensino por investigação: um olhar para o referencial curricular de alagoas e a BNCC na área de ciências da na-tureza. Anais VII Congresso Nacional de Educação - Edição Online, Campina Grande: Realize Editora.

Sant’Anna, P. A., Marques, L. O. C. (2015). Pibid Diversidade e a Formação de Educado-res do Campo. Educação & Realidade, Porto Alegre, 40 (3), pp. 725-744. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623645795

Paniago, R. N., Sarmento, T., Rocha, S. A. (2018). O PIBID e a inserção à docência: expe-riências, possibilidades e dilemas. Educação em Revista, 34, pp. 1-31. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698190935

Patias, B. C. (2018). Planejamento para a atuação com a Educação Física Escolar: refle-xões a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID- CEFD/UFSM. HOLOS, 3, pp. 228-239.

Queiroz, L. C. (2021). O PIBID como estratégia de aproximação entre universidade e es-cola no processo de formação docente. Revista Humanidades e Inovação, 8 (45), pp. 234-246.

Ramos, R. P., Bagio, V. A. (2020). Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estraté-gia potencialmente significativa para o processo didático. Revista Exitus, 10 (1), pp. 1- 26.

Rodrigues, P. A. A., Schlünzen Júnior, K., Schlünzen, E. T. M. (2010). Recursos digitais e pedagógicos: Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e Portal do Professor buscando aprimorar o uso da informatica na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 4 (3), pp. 409–418.

Schneider, C. K., Caetano, L., Ribeiro, L. O. M. (2012). Análise de vídeos educacionais no Youtube: caracteres e legibilidade. Revista Novas Tecnologias na Educação, 10 (1), pp. 1-11. doi: https://doi.org/10.22456/1679-1916.30816

Schneider, E. M., Tomazini-Neto, B. C., Tobaldini de Lima, B. G. & Nunes, S. A. (2020). O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC): possibili-dades para o Ensino (não) presencial durante a pandemia COVID-19. Revista Científica Educ@ção, 4 (8), pp. 1071-1090.

Tolentino Machado, C., Carvalho, A. A. (2020). Mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem no ensino superior. Revista Contexto & Educação, 35 (110), pp. 87–201.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

SOARES ANTANA, A. J., Fernandes de Araújo, A. ., & Araújo Mota, M. D. (2022). Plataformas Digitais para o Ensino e a Formação de Professores: uma experiência do PIBID. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2154

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP