O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II

Autores

  • Natalia Alice Silva Universidade Estadual de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-1086-9733
  • Dayane dos Santos Silva
  • Érika Siqueira Cesário
  • Carlos Petrúcio Silva dos Santos
  • Jaqueline dos Santos Ferro
  • Claudimary Bispo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2157

Palavras-chave:

Práticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e Comunicação

Resumo

A expansão do conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seu uso e acessibilidade têm transformado a maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros. Na educação não é diferente, embora com algumas resistências, escolas e professores foram impulsionados a incluírem as TICs no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Portanto, a presente pesquisa objetivou identificar as vantagens e desafios enfrentados por docentes e discentes no uso de ferramentas tecnológicas, como mediadoras de práticas educativas durante as aulas remotas, no Ensino Fundamental II. A metodologia do artigo pautou-se em uma abordagem quali-quantitativa, com a participação de 20 professores e 32 alunos, os quais responderam questões relacionadas ao uso de tecnologias para realização de atividades remotas, através do formulário gerado na ferramenta Google Forms. Após análise dos questionamentos, foi percebido que os professores consideram importante a experiência com recursos digitais no contexto educacional, quanto aos discentes, às tecnologias os envolvem, apesar de que, a maioria possuía apenas o celular como único recurso tecnológico acessível. Ademais, tanto, professores, como educandos, relataram a instabilidade com o acesso à internet como dificultadora no desenvolvimento das aulas e rendimento dos alunos.  A pesquisa destacou ainda que existem muitos desafios a serem superados para a integração efetiva das TICs aos processos pedagógicos. Sendo notável, a necessidade do acompanhamento da inserção das TICs nas escolas, não só de como está sendo o acesso a essas novas tecnologias pelos sujeitos que compõem a escola, como também estão sendo utilizadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Arruda, G. Q., Silva, J. S. R., & Bezerra, M. A. D. (2020). O uso da tecnologia e as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos em meio a pandemia In: Congresso Nacional de Educação, 7., Anais VII CONEDU... Maceió: Realize Editora.

Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação, Colemarx (2020). Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf.

Cordeiro, K. M. A. (2020). O impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. http://idaam.siteworks.com.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20UTILIZA%C3%87%C3%83O%20DA%20TECNOLOGIA%20COMO%20FERRAMENTA%20DE%20ENSINO.pdf

Cortella, M. S. (2020). Pandemia, tecnologia e a educação. Disponível em: <https://cursodocortella.com.br/>.

Creswell, J. W.; Plano-Clark, V. L. (2013). Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso.

Flauzino, V. H. P., Cesário, J. M. S., Hernandes, L. O., Gomes, D. M., & Vitorino, P. G. S. (2021). As dificuldades da educação digital durante a pandemia de COVID-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 11, p. 05-32.

Lima, J. M. M. (2021). A inserção das novas tecnologias digitais na educação em tempos de pandemia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 3, p. 171-184.

Mattos, E. A. de, Silva, J. P. A. da, Rabello, P. I. R., Queiroz, D. de M., & Nascimento, W. E. (2021). As professoras de ciências naturais e o ensino remoto na pandemia de COVID-19. Cadernos De Estágio, 2(2), 105-118. https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/24974

Melo, S. F. (2015). O Uso das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica: Inovando Pedagogicamente na Sala de Aula. EDUMATEC, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE. <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22533/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20FAB%C3%8DOLA%20MELO.%20Final2017.pdf.

Ministério da Educação. (2020). Portaria nº 342, de 18 de março 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

Moran, J. M., Masetto, M. T., Behrens, M. A. (2007). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus.

Moro, E. L. S.; Estabel, L. B. (2019). As tecnologias de informação e de comunicação no processo de ensino e de aprendizagem. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 15 (34), p. 1-21.

Motin, M. F., Moraes, G. C., Bastos, I. P., Busato, R., & Ales, V. T. (2020). O ensino remoto de disciplinas do eixo da matemática em tempos de pandemia. In: PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. (Orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, p. 247-260.

Queiroz, J. P. S. (2018). A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. CIET: EnPED. <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/102>.

Retamar, M. S. (2020). O uso dos meios tecnológicos para o trabalho remoto de professores na pandemia da covid-19 nas escolas estaduais de Quaraí. Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, QUARAÍ-RS.< https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/20381/Retamar_Shaiana_Moreira_2021_TCC.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 5 de setembro de 2021.

Rocha, F. S. M., Loss T., Almeida, C. L. B., Motta, M. S., & Kalinke, M. A. (2020). O uso de tecnologias digitais no processo de ensino durante a pandemia da COVID-19. Revista Interações, 16(55), 58–82. https://doi.org/10.25755/int.20703

Santos, M. A.; Araújo, J. F. S. (2021). Uso das ferramentas pedagógicas e tecnológicas no contexto das aulas remotas. Revista Educação Pública, 21 (17).

Silva, L. A., Petry, Z. J. R., & Uggioni, N. (2020). Desafios na educação em tempos de pandemia: como conectar professores desconectados, relato da prática do estado de Santa Catarina. (pp. 19-36). Editora: Cruz Alta

Soares, J. S. (2019). Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Revista Ciranda, 3 (1), p. 1-13.

Vidal, S. A., Miguel, R. J. (2020). As tecnologias digitais na educação contemporânea. Revista multidisciplinar e de psicologia, 14 (50), p. 366-379. file:///C:/Users/users/Downloads/2443-10048-1-PB.pdf

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Silva, N. A., dos Santos Silva, D., Siqueira Cesário, Érika, Petrúcio Silva dos Santos, C., dos Santos Ferro, J., & Bispo dos Santos, C. (2022). O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2157

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)