O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2157Palavras-chave:
Práticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e ComunicaçãoResumo
A expansão do conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seu uso e acessibilidade têm transformado a maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros. Na educação não é diferente, embora com algumas resistências, escolas e professores foram impulsionados a incluírem as TICs no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Portanto, a presente pesquisa objetivou identificar as vantagens e desafios enfrentados por docentes e discentes no uso de ferramentas tecnológicas, como mediadoras de práticas educativas durante as aulas remotas, no Ensino Fundamental II. A metodologia do artigo pautou-se em uma abordagem quali-quantitativa, com a participação de 20 professores e 32 alunos, os quais responderam questões relacionadas ao uso de tecnologias para realização de atividades remotas, através do formulário gerado na ferramenta Google Forms. Após análise dos questionamentos, foi percebido que os professores consideram importante a experiência com recursos digitais no contexto educacional, quanto aos discentes, às tecnologias os envolvem, apesar de que, a maioria possuía apenas o celular como único recurso tecnológico acessível. Ademais, tanto, professores, como educandos, relataram a instabilidade com o acesso à internet como dificultadora no desenvolvimento das aulas e rendimento dos alunos. A pesquisa destacou ainda que existem muitos desafios a serem superados para a integração efetiva das TICs aos processos pedagógicos. Sendo notável, a necessidade do acompanhamento da inserção das TICs nas escolas, não só de como está sendo o acesso a essas novas tecnologias pelos sujeitos que compõem a escola, como também estão sendo utilizadas.
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