O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2157Keywords:
Práticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e ComunicaçãoAbstract
A expansão do conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seu uso e acessibilidade têm transformado a maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros. Na educação não é diferente, embora com algumas resistências, escolas e professores foram impulsionados a incluírem as TICs no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Portanto, a presente pesquisa objetivou identificar as vantagens e desafios enfrentados por docentes e discentes no uso de ferramentas tecnológicas, como mediadoras de práticas educativas durante as aulas remotas, no Ensino Fundamental II. A metodologia do artigo pautou-se em uma abordagem quali-quantitativa, com a participação de 20 professores e 32 alunos, os quais responderam questões relacionadas ao uso de tecnologias para realização de atividades remotas, através do formulário gerado na ferramenta Google Forms. Após análise dos questionamentos, foi percebido que os professores consideram importante a experiência com recursos digitais no contexto educacional, quanto aos discentes, às tecnologias os envolvem, apesar de que, a maioria possuía apenas o celular como único recurso tecnológico acessível. Ademais, tanto, professores, como educandos, relataram a instabilidade com o acesso à internet como dificultadora no desenvolvimento das aulas e rendimento dos alunos. A pesquisa destacou ainda que existem muitos desafios a serem superados para a integração efetiva das TICs aos processos pedagógicos. Sendo notável, a necessidade do acompanhamento da inserção das TICs nas escolas, não só de como está sendo o acesso a essas novas tecnologias pelos sujeitos que compõem a escola, como também estão sendo utilizadas.
Metrics
References
Arruda, G. Q., Silva, J. S. R., & Bezerra, M. A. D. (2020). O uso da tecnologia e as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos em meio a pandemia In: Congresso Nacional de Educação, 7., Anais VII CONEDU... Maceió: Realize Editora.
Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação, Colemarx (2020). Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf.
Cordeiro, K. M. A. (2020). O impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. http://idaam.siteworks.com.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20UTILIZA%C3%87%C3%83O%20DA%20TECNOLOGIA%20COMO%20FERRAMENTA%20DE%20ENSINO.pdf
Cortella, M. S. (2020). Pandemia, tecnologia e a educação. Disponível em: <https://cursodocortella.com.br/>.
Creswell, J. W.; Plano-Clark, V. L. (2013). Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso.
Flauzino, V. H. P., Cesário, J. M. S., Hernandes, L. O., Gomes, D. M., & Vitorino, P. G. S. (2021). As dificuldades da educação digital durante a pandemia de COVID-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 11, p. 05-32.
Lima, J. M. M. (2021). A inserção das novas tecnologias digitais na educação em tempos de pandemia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 3, p. 171-184.
Mattos, E. A. de, Silva, J. P. A. da, Rabello, P. I. R., Queiroz, D. de M., & Nascimento, W. E. (2021). As professoras de ciências naturais e o ensino remoto na pandemia de COVID-19. Cadernos De Estágio, 2(2), 105-118. https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/24974
Melo, S. F. (2015). O Uso das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica: Inovando Pedagogicamente na Sala de Aula. EDUMATEC, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE. <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22533/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20FAB%C3%8DOLA%20MELO.%20Final2017.pdf.
Ministério da Educação. (2020). Portaria nº 342, de 18 de março 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus. Diário Oficial da União, Brasília, DF.
Moran, J. M., Masetto, M. T., Behrens, M. A. (2007). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus.
Moro, E. L. S.; Estabel, L. B. (2019). As tecnologias de informação e de comunicação no processo de ensino e de aprendizagem. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 15 (34), p. 1-21.
Motin, M. F., Moraes, G. C., Bastos, I. P., Busato, R., & Ales, V. T. (2020). O ensino remoto de disciplinas do eixo da matemática em tempos de pandemia. In: PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. (Orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, p. 247-260.
Queiroz, J. P. S. (2018). A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. CIET: EnPED. <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/102>.
Retamar, M. S. (2020). O uso dos meios tecnológicos para o trabalho remoto de professores na pandemia da covid-19 nas escolas estaduais de Quaraí. Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, QUARAÍ-RS.< https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/20381/Retamar_Shaiana_Moreira_2021_TCC.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 5 de setembro de 2021.
Rocha, F. S. M., Loss T., Almeida, C. L. B., Motta, M. S., & Kalinke, M. A. (2020). O uso de tecnologias digitais no processo de ensino durante a pandemia da COVID-19. Revista Interações, 16(55), 58–82. https://doi.org/10.25755/int.20703
Santos, M. A.; Araújo, J. F. S. (2021). Uso das ferramentas pedagógicas e tecnológicas no contexto das aulas remotas. Revista Educação Pública, 21 (17).
Silva, L. A., Petry, Z. J. R., & Uggioni, N. (2020). Desafios na educação em tempos de pandemia: como conectar professores desconectados, relato da prática do estado de Santa Catarina. (pp. 19-36). Editora: Cruz Alta
Soares, J. S. (2019). Pesquisa científica: uma abordagem sobre o método qualitativo. Revista Ciranda, 3 (1), p. 1-13.
Vidal, S. A., Miguel, R. J. (2020). As tecnologias digitais na educação contemporânea. Revista multidisciplinar e de psicologia, 14 (50), p. 366-379. file:///C:/Users/users/Downloads/2443-10048-1-PB.pdf
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Natalia Alice Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”