Um relato de experiência sobre a utilização de rubricas no programa residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2174Palavras-chave:
Rubricas, Ensino, Avaliação, AprendizagemResumo
O presente trabalho tem como objetivo trazer um relato de experiência sobre o uso das rubricas como práticas avaliativas durante a pandemia causada pela Covid-19. A rubrica consiste em um conjunto de critérios e parâmetros utilizados para qualificar, descrever, ou seja, avaliar um determinado aspecto do processo educativo. Nesse sentido, o presente relato se refere à experiência obtida pelos residentes participantes do projeto residência pedagógica (PRP), no curso de Letras – Português, da Universidade Estadual de Alagoas, Campus V. O trabalho concerne às práticas relacionadas às rubricas aplicadas pelos residentes durante o retorno das aulas no formato híbrido no ano de 2021 em uma turma do terceiro ano do ensino médio, de uma escola estadual localizada na cidade de União dos Palmares- AL. Dessa forma, para produzir as rubricas e poder aplicá-las, fez-se necessário investigar teorias que abordassem a temática na busca de construir rubricas que melhor atendessem aos propósitos, que era o de guiar o trabalho dos professores em relação à compreensão textual. Os resultados mostraram que as rubricas como ferramentas avaliativas são eficientes instrumentos, pois permitem observar o desempenho dos estudantes de maneira mais consistente e confiável, ajudando o professor a ensinar e o estudante a aprender.
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Referências
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