O programa residência pedagógica como momento de aprendizagem docente:
desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2178Palavras-chave:
Formação inicial, Saberes docentes, Aprender a ser professorResumo
O presente estudo objetivou identificar as possibilidades e as fragilidades em relação à aprendizagem da docência dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Residência Pedagógica (RP) do IF Goiano. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa; os dados para a efetivação do estudo foram recolhidos por meio de um questionário aplicado via Google Forms, composto de 29 questões abertas e fechadas. O questionário foi enviado a todos os licenciandos do IF Goiano, sendo neste texto tecidas analises acerca das narrativas apenas dos Licenciandos em Ciências Biológicas. Os resultados sinalizam situações que favorecem a aprendizagem docente, contudo, fragilidades também são identificadas. Acerca de possibilidades os licenciandos destacam o contato com o ambiente escolar e contribuições do professor preceptor. Em relação as fragilidades observaram-se as seguintes problemáticas, alta carga horária de regência e dificuldade de os licenciandos se inserirem em situações de gestão escolar. Logo, infere-se que o programa propicia aos licenciandos participantes o real contato com seu futuro ambiente de trabalho, fator importante para aprendizagem docente, entretanto fragilidades foram identificadas, o que torna necessário estratégias dentro do programa afim de superar as fragilidades e potencializar as possibilidades.
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