O programa residência pedagógica como momento de aprendizagem docente:

desafios e possibilidades

Autores

  • Adrielly Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Geovanna Gomes de Jesus Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2178

Palavras-chave:

Formação inicial, Saberes docentes, Aprender a ser professor

Resumo

O presente estudo objetivou identificar as possibilidades e as fragilidades em relação à aprendizagem da docência dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Residência Pedagógica (RP) do IF Goiano. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa; os dados para a efetivação do estudo foram recolhidos por meio de um questionário aplicado via Google Forms, composto de 29 questões abertas e fechadas. O questionário foi enviado a todos os licenciandos do IF Goiano, sendo neste texto tecidas analises acerca das narrativas apenas dos Licenciandos em Ciências Biológicas. Os resultados sinalizam situações que favorecem a aprendizagem docente, contudo, fragilidades também são identificadas. Acerca de possibilidades os licenciandos destacam o contato com o ambiente escolar e contribuições do professor preceptor. Em relação as fragilidades observaram-se as seguintes problemáticas, alta carga horária de regência e dificuldade de os licenciandos se inserirem em situações de gestão escolar. Logo, infere-se que o programa propicia aos licenciandos participantes o real contato com seu futuro ambiente de trabalho, fator importante para aprendizagem docente, entretanto fragilidades foram identificadas, o que torna necessário estratégias dentro do programa afim de superar as fragilidades e potencializar as possibilidades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geovanna Gomes de Jesus, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano

Licencianda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano. Pesquisa sobre formação de professores, saberes docentes e cultura maker. 

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano

Pós-doutorado e Doutorado em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Possui Mestrado em Educação através do Programa de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Claretianas. Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde, Goiás, onde atua na área de Ensino de Ciências/Formação de Professores. Atuou como coordenadora de gestão institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de 2011 a 2014. Foi professora da rede pública de Mato Grosso por 17 anos, nos quais encarregados como professores da rede e formadora de Educação do Campo no Formação e Atualização dos Profissionais da Educação do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO) do Estado de Mato Grosso, como instrutores do curso de Pedagogia em EAD da Universidade do Estado de Mato Grosso e professores da rede do município de Água Boa. Faz parte do grupo de pesquisa Educação do Instituto Federal Goiano, do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho/Portugal e do grupo InvestigaAção da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas nas áreas de Educação do Campo, Formação de Professores e Ensino de Ciências. Faz parte do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Referências

Aroeira, K. P.; Pimenta, S. G. (2018). Didática e estágio. 1° ed. Appris.

Bardin, L. (2019). Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4° ed. Edições 70.

Brasil. Edital CAPES 06/2018. (2018). Dispõe sobre a Residência Pedagógica. http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/PROGRAMA_RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_PUBLICACOES/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf.

Faria, J. B.; Diniz-Pereira, J. E. (2019). Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, v (28), pp. 333-356. https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393.

Gatti, B. A. (2017). Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, v (17), pp. 721-737. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO01.

Ghedin, E.; Oliveira, E. S. de; Whasgthon, A. de A. Estágio Com Pesquisa. (2015). 1° ed. Cortez.

Minayo, M. C. de S. (2002). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 20° ed. Vozes.

Paniago, R. N. (2016). Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação para a Aprendizagem da Docência Profissional. [Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, Universidade do Minho]. RepositóriUM. http://hdl.handle.net/1822/44980.

Paniago, R. N. (2017). Os professores, seu saber e seu fazer: elementos para uma reflexão sobre a prática docente. 1°. ed. Appris.

Paniago, R. N..; Nunes, P. G.; Belisário, C. M. (2020). Residência pedagógica em um instituto federal: narrativa dos (des) caminhos formativos. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v (12), pp. 67-80. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.414.

Pimenta, S. G.; Lima, M. S. L. (2017). Estágio e Docência. 1° ed. Cortez.

Santana, F. C. de M.; Barbosa, J. C. (2019). A relação universidade/escola e o Programa Residência Pedagógica/subprojeto de matemática: estratégias de poder e modos de subjetivação. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v (4), pp. 1-24. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i2.11755.

Silvestre, M. A.; Valente, W. R. (2014). Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar matemática. 1° ed. Vozes.

Tardif, M.; Lessard, C. (2014). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9° ed. Vozes.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

de Oliveira, A. A., Jesus, G. G. de, & Paniago, R. N. (2022). O programa residência pedagógica como momento de aprendizagem docente: : desafios e possibilidades . Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2178

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP