O programa residência pedagógica como momento de aprendizagem docente:

desafios e possibilidades

Authors

  • Adrielly Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Geovanna Gomes de Jesus Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2178

Keywords:

Formação inicial, Saberes docentes, Aprender a ser professor

Abstract

The present study aimed to identify the possibilities and the weaknesses in relation to the teaching learning of the students of the Degree Course in Biological Sciences of the Pedagogical Residency Program (PR) of the IF Goiano. This research is characterized as a qualitative approach research; the data for the study were collected by means of a questionnaire applied via Google Forms, composed of 29 open and closed questions. The questionnaire was sent to all the undergraduates of the IF Goiano, and in this text we analyse the narratives of only the undergraduates in Biological Sciences. The results indicate situations that favor teaching learning, however, weaknesses are also identified. About possibilities, undergraduates highlight the contact with the school environment and contributions of the preceptor teacher. Regarding the weaknesses, the following problems were observed: high workload of regency and difficulty of undergraduates to insert themselves in situations of school management. Therefore, it is inferred that the program provides the participating undergraduates the real contact with their future work environment, an important factor for teaching learning, however, weaknesses were identified, which makes it necessary strategies within the program in order to overcome the weaknesses and enhance the possibilities.

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Author Biographies

Geovanna Gomes de Jesus, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano

Licencianda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano. Pesquisa sobre formação de professores, saberes docentes e cultura maker. 

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano

Pós-doutorado e Doutorado em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Possui Mestrado em Educação através do Programa de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Claretianas. Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde, Goiás, onde atua na área de Ensino de Ciências/Formação de Professores. Atuou como coordenadora de gestão institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de 2011 a 2014. Foi professora da rede pública de Mato Grosso por 17 anos, nos quais encarregados como professores da rede e formadora de Educação do Campo no Formação e Atualização dos Profissionais da Educação do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO) do Estado de Mato Grosso, como instrutores do curso de Pedagogia em EAD da Universidade do Estado de Mato Grosso e professores da rede do município de Água Boa. Faz parte do grupo de pesquisa Educação do Instituto Federal Goiano, do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho/Portugal e do grupo InvestigaAção da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas nas áreas de Educação do Campo, Formação de Professores e Ensino de Ciências. Faz parte do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

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Published

2022-04-02

How to Cite

de Oliveira, A. A., Jesus, G. G. de, & Paniago, R. N. (2022). O programa residência pedagógica como momento de aprendizagem docente: : desafios e possibilidades . Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2178

Issue

Section

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP