A imunologia abordada de forma virtual: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID Biologia

Autores

  • Elaine Silva Universidade Estadual de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-5382-8907
  • Valéria Salgueiro Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudimary Bispo
  • Fernanda Rikelly
  • Maria Vitória
  • Jaqueline Ferro

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2182

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, Criatividade, Imunidade

Resumo

A Imunologia é a área das ciências que estuda o sistema imunológico de todos os seres vivos. O sistema imunológico é composto por células, tecidos e moléculas responsáveis pelo mecanismo de defesa do organismo com dois tipos de resposta imunológicas distintas, a inata e a adaptativa. Entendendo que a imunologia apresenta conteúdos importantes para ser discutido, principalmente, em um período em que a humanidade é atingida por uma doença infeciosa, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia com destaque para as ações do projeto “CIÊNCIA IMUNE: a imunologia no formato audiovisual”. Trata-se de uma metodologia descritiva, a qual relata as atividades realizadas de forma online, devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia, COVID-19. Participaram um total de 160 alunos referentes as duas turmas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, os quais utilizaram ferramentas digitais para a produção de recursos audiovisuais com assuntos relacionados ao tema imunologia, buscando assim o desenvolvimento da criatividade e habilidades desses alunos. Embora alguns dos vídeos tenham tido problemas técnicos, as atividades foram desempenhadas com êxito pelos alunos. Portanto, conclui-se que houve um bom aprendizado dos escolares.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Silva, E., Salgueiro, V., Bispo, C. ., Rikelly, F., Vitória, M., & Ferro, J. (2022). A imunologia abordada de forma virtual: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID Biologia. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2182

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP