O PIBID Geografia e a formação do professor pesquisador

Autores

  • Jacqueline Praxedes de Almeida UFAL
  • Kevin Brandão Souza UFAL
  • Alessandro Martins Araújo UFAL
  • Sarah Lima Nascimento UFAL
  • Maria Izabel Correia Silva de Messias IFAL
  • Nadja Maria dos Santos Silva UFAL

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2190

Palavras-chave:

Pibid, formação docente, pesquisa,, produção acadêmica

Resumo

A formação de professores tem buscado inserir a pesquisa como ação inerente à profissão docente, formando educadores que produzam e divulguem conhecimento científico. Essa formação vem sendo incentivada por programas governamentais que buscam aproximar a universidade às escolas da educação básica. Nesse sentido, o presente artigo objetiva destacar a importância da formação do professor pesquisador, bem como apresentar a experiência do subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), edição 2020-2022, no que se refere ao incentivo à produção científica, bem como a visão dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) sobre a experiência vivida. Assim, são apresentadas neste trabalho as produções acadêmicas dos pibidianos e as contribuições que esse processo proporcionou para as suas formações como futuros docentes. Para conhecer a visão dos bolsistas ID foi aplicado um questionário com 13 pibidianos. Os resultados demonstraram, entre outros aspectos, que o PIBID proporcionou a primeira experiência de produção científica em suas vidas na academia e entre as maiores dificuldades enfrentadas está a falta de experiência em escrever e desenvolver pesquisa.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Praxedes de Almeida, J., Brandão Souza, K., Martins Araújo, A., Lima Nascimento, S., Izabel Correia Silva de Messias, M., & Maria dos Santos Silva, N. (2022). O PIBID Geografia e a formação do professor pesquisador. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2190

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP