Manifestações da linguagem do PIBID no agreste alagoano: Relatos de experiência
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2198Palavras-chave:
Língua falada/escrita, gêneros textuais orais/escritos, ensino, oralidade/escrita.Resumo
O trabalho em pauta tem como objetivo apresentar práticas exitosas de sala de aula da educação básica (relatos de experiência), por ocasião das atividades da realização do PIBID, da Universidade Estadual de Alagoas (universidade pública do sertão alagoano), quando da sua realização com início em 2020, com foco nos estudos das manifestações da língua falada e escrita. Teve como pergunta norteadora: É possível trabalhar a oralidade e a escrita na educação básica, para contribuir para o melhor desempenho dessa competência dos alunos na vida social, apesar da pandemia causada pela covid-19? O trabalho baseou-se sobretudo em Brasil (1998; 2017), Carvalho; Ferrarezi Jr. (2018), Fávero; Andrade; Aquino (1999), Marcuschi (2008; 2003), Koch (2004), Koch e Elias (2016), entre outros; é de linha qualitativa (FLICK, 2009), razão por que não se têm propostas a priori já prontas. Os resultados apontaram que o uso das tecnologias digitais como Google Meet, zappweb tornou possível a efetivação de propostas de trabalho da oralidade e da escrita com o desenvolvimento de atividade para seu uso nas manifestações dialógicas.
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Referências
Brasil, M. da E. B. N. C. C. (2017). Brasília, DF: MEC.
Brasil, M. da E. P. C. N. (PCNs). (1998). Brasília, DF: MEC.
Carvalho, R. S. de; Ferrarezi Jr, C. (2018). Oralidade na educação básica: o que saber? Como ensinar? (1a ed.) São Paulo. Parábola.
Fávero, L.; Andrade, M. L, Aquino, Z. (2005). Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. (5a ed.), São Paulo: Cortez.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. (3a ed.) Porto Alegre: Artmed; Bookman.
Koch, I. V.; Elias, V. M. (2016). Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto.
Koch, I. (2004). A coesão textual. (19a ed.) São Paulo: Contexto.
Marcuschi, L. A. (2003). Análise da conversação. (5a ed.). São Paulo: Editora Ática.
Marcuschi, L. A. (2008). Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial.
Schneuwly, B.; Dolz, J. (2004). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras.
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