As contribuições do Kahoot no ensino remoto de Ciências da Natureza

Autores

  • Igor Santos Silva Sacramento Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) https://orcid.org/0000-0002-4973-5679
  • Maria Cilene Freire de Menezes Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2205

Palavras-chave:

Aulas on-line; Ensino de Ciências; Ferramentas didáticas; Jogos interativos.

Resumo

Devido a pandemia da COVID-19 o ensino passou por diversas adaptações e os professores precisaram se adequar à modalidade do ensino remoto. Para muitos, isso resultou em aulas desinteressantes e pouco interativas. Assim, percebeu-se a necessidade da utilização de ferramentas didáticas e de avaliação da aprendizagem, que favorecesse uma maior interação entre professores e estudantes, contrapondo o ensino meramente expositivo, voltado à memorização de conceitos. Com esse objetivo o presente trabalho, desenvolvido dentro do Programa de Residência Pedagógica, relata sobre a aplicação de uma sequência didática com o tema Energia, Tipos e suas Fontes, por meio da plataforma digital Kahoot!. A experiência ocorreu com uma turma de 35 alunos, do 8º ano do ensino fundamental, num período de 9 aulas, sendo 6 síncronas e 3 assíncronas. Como metodologia de pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de anotações das observações durante as aulas e das respostas dos alunos a um questionário elaborado no Google Formulários. Os resultados mostraram que a utilização de ferramentas de gamificação, através da plataforma Kahoot!, promovem a participação e  a aprendizagem dos alunos e uma maior interação entre professor/estudante e estudante/estudante. Diante disso, reconhecemos a importância do professor refletir sobre sua prática pedagógica e buscar metodologias e ferramentas de ensino que possam despertar os alunos para a aprendizagem dos conceitos a serem trabalhados em sala de aula, seja ela remota ou presencial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Igor Santos Silva Sacramento, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Igor Santos Silva Sacramento. Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Ciências, no período de 2018 à 2020 e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), atuando como Residente do Projeto - Residência Pedagógica: a gestão da sala de aula construída na interface docência/pesquisa, Subprojeto Ciências, no período de 2020 à 2021, na área de Ensino de Ciências da Natureza. 

Maria Cilene Freire de Menezes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Maria Cilene Freire de Menezes. Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Mestre e Especialista em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Licenciada em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é Professora Adjunta III, Coordenadora do Estágio Supervisionado e Coordenadora do Laboratório Didático do Colegiado de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf, Campus Sr. do Bonfim/BA. Membro do Núcleo de Pesquisa de Educação em Ciências (NPEC) da Univasf. Professora Orientadora do Subprojeto Ciências, Núcleo 12115, Univasf. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologias e estratégias de Ensino, atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégias para o ensino de ciências, estágio supervisionado e formação de professores.

Referências

Alencar, E. O. C., & William, R. (2011). A importância do ensino de Paleontologia e Evolução. Maiêutica - Curso de Ciências Biológicas. v. (1), n. (1), p. 27-29.

Boer, N.; Vestena, R. F.; Souza, C. R. S. (2010). Novas tecnologias e formação de professores: contribuições para o ensino de ciências naturais, UNIFRA, P. 1-22.

Bottentuit Junior, J. B. (2017). O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. In: Livro de atas X Conferência Internacional de TIC na Educação–Clallenges. P. 1587-1602.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. (3. ed.) Artmed.

Fonseca, A. G. M. F. (2013). Aprendizagem, mobilidade e convergência: mobile learning com celulares e smartphones. Revista Mídia e Cotidiano. v. (2), n. (2), pp. 163-181.

Gadotti, M. (2019). A escola dos meus sonhos. Instituto Paulo Freire.

Gatti, B. A. (2004). Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa. v. (30), n.(1), pp. 11-30, jan./abr. 2004. https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?format=pdf&lang=pt

Lopes, D. J. (2019). Aplicativos móveis no ensino de biologia celular. [Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação, UTFPR].

Pereira, M. D. (2020). Os jogos no Ensino de Ciências: Possibilidades de aplicações e algumas limitações. [Monografia de Especialização em Formação de Professores com Ênfase no Ensino Superior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo]. 47 f. https://fernandosantiago.com.br/posmarcio.pdf

Savi, R., Ulbricht, V. R. (2008) Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. (6), n. (1).

Silva, J. B. Da, Andrade, M. H., Oliveira, R. R. De, Sales, G. L., Alves, F. R. V. (2018). Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, v. (15), n. (2), P. 780-791. http://periodicosnovo.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/838.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Sacramento, I. S. S., & Menezes, M. C. F. de . (2022). As contribuições do Kahoot no ensino remoto de Ciências da Natureza. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2205

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP