As contribuições do Kahoot no ensino remoto de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2205Palabras clave:
Aulas on-line; Ensino de Ciências; Ferramentas didáticas; Jogos interativos.Resumen
Devido a pandemia da COVID-19 o ensino passou por diversas adaptações e os professores precisaram se adequar à modalidade do ensino remoto. Para muitos, isso resultou em aulas desinteressantes e pouco interativas. Assim, percebeu-se a necessidade da utilização de ferramentas didáticas e de avaliação da aprendizagem, que favorecesse uma maior interação entre professores e estudantes, contrapondo o ensino meramente expositivo, voltado à memorização de conceitos. Com esse objetivo o presente trabalho, desenvolvido dentro do Programa de Residência Pedagógica, relata sobre a aplicação de uma sequência didática com o tema Energia, Tipos e suas Fontes, por meio da plataforma digital Kahoot!. A experiência ocorreu com uma turma de 35 alunos, do 8º ano do ensino fundamental, num período de 9 aulas, sendo 6 síncronas e 3 assíncronas. Como metodologia de pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de anotações das observações durante as aulas e das respostas dos alunos a um questionário elaborado no Google Formulários. Os resultados mostraram que a utilização de ferramentas de gamificação, através da plataforma Kahoot!, promovem a participação e a aprendizagem dos alunos e uma maior interação entre professor/estudante e estudante/estudante. Diante disso, reconhecemos a importância do professor refletir sobre sua prática pedagógica e buscar metodologias e ferramentas de ensino que possam despertar os alunos para a aprendizagem dos conceitos a serem trabalhados em sala de aula, seja ela remota ou presencial.
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