As contribuições do Kahoot no ensino remoto de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2205Keywords:
Aulas on-line; Ensino de Ciências; Ferramentas didáticas; Jogos interativos.Abstract
Devido a pandemia da COVID-19 o ensino passou por diversas adaptações e os professores precisaram se adequar à modalidade do ensino remoto. Para muitos, isso resultou em aulas desinteressantes e pouco interativas. Assim, percebeu-se a necessidade da utilização de ferramentas didáticas e de avaliação da aprendizagem, que favorecesse uma maior interação entre professores e estudantes, contrapondo o ensino meramente expositivo, voltado à memorização de conceitos. Com esse objetivo o presente trabalho, desenvolvido dentro do Programa de Residência Pedagógica, relata sobre a aplicação de uma sequência didática com o tema Energia, Tipos e suas Fontes, por meio da plataforma digital Kahoot!. A experiência ocorreu com uma turma de 35 alunos, do 8º ano do ensino fundamental, num período de 9 aulas, sendo 6 síncronas e 3 assíncronas. Como metodologia de pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de anotações das observações durante as aulas e das respostas dos alunos a um questionário elaborado no Google Formulários. Os resultados mostraram que a utilização de ferramentas de gamificação, através da plataforma Kahoot!, promovem a participação e a aprendizagem dos alunos e uma maior interação entre professor/estudante e estudante/estudante. Diante disso, reconhecemos a importância do professor refletir sobre sua prática pedagógica e buscar metodologias e ferramentas de ensino que possam despertar os alunos para a aprendizagem dos conceitos a serem trabalhados em sala de aula, seja ela remota ou presencial.
Metrics
References
Alencar, E. O. C., & William, R. (2011). A importância do ensino de Paleontologia e Evolução. Maiêutica - Curso de Ciências Biológicas. v. (1), n. (1), p. 27-29.
Boer, N.; Vestena, R. F.; Souza, C. R. S. (2010). Novas tecnologias e formação de professores: contribuições para o ensino de ciências naturais, UNIFRA, P. 1-22.
Bottentuit Junior, J. B. (2017). O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. In: Livro de atas X Conferência Internacional de TIC na Educação–Clallenges. P. 1587-1602.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. (3. ed.) Artmed.
Fonseca, A. G. M. F. (2013). Aprendizagem, mobilidade e convergência: mobile learning com celulares e smartphones. Revista Mídia e Cotidiano. v. (2), n. (2), pp. 163-181.
Gadotti, M. (2019). A escola dos meus sonhos. Instituto Paulo Freire.
Gatti, B. A. (2004). Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa. v. (30), n.(1), pp. 11-30, jan./abr. 2004. https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?format=pdf&lang=pt
Lopes, D. J. (2019). Aplicativos móveis no ensino de biologia celular. [Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação, UTFPR].
Pereira, M. D. (2020). Os jogos no Ensino de Ciências: Possibilidades de aplicações e algumas limitações. [Monografia de Especialização em Formação de Professores com Ênfase no Ensino Superior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo]. 47 f. https://fernandosantiago.com.br/posmarcio.pdf
Savi, R., Ulbricht, V. R. (2008) Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. (6), n. (1).
Silva, J. B. Da, Andrade, M. H., Oliveira, R. R. De, Sales, G. L., Alves, F. R. V. (2018). Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, v. (15), n. (2), P. 780-791. http://periodicosnovo.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/838.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Igor Santos Silva Sacramento, Maria Cilene Freire de Menezes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”