Práticas de leitura na infância: contação de histórias e leitura mediada em tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2225Palavras-chave:
Contos de fadas, reconto, pandemia, PIBIDResumo
O presente artigo descreve as atividades desenvolvidas por um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciacão à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, pelas bolsistas da Universidade do Estado de Minas Gerais. O projeto objetivou promover práticas de leitura virtuais de contação de história e leitura mediada durante o período de pandemia da Covid-19 para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma das escolas participantes do programa. A metodologia utilizada para aplicação da atividade foi a observação participante nas aulas remotas da escola participe, atreladas a leituras e estudos bibliográficos que tratavam do tema. Com a mediação das bolsistas e da professora regente, foram realizados três encontros on-line por meio da plataforma virtual Google Meet: o primeiro, uma roda de conversa com as crianças sobre hábitos de leitura; no segundo, uma contação de história virtual e, no terceiro, uma leitura mediada de obra e discussões sobre os encontros anteriores. As histórias utilizadas no projeto foram o conto “Rapunzel”, dos irmãos Grimm e a adaptação “Rapunzel e o Quibungo”, de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho. Ao final do projeto, pôde-se observar o interesse das crianças pela leitura, os seus conhecimentos prévios, o desenvolver da criatividade e da imaginação pelas possibilidades levantadas pelas crianças de formas de reconto do conto de fadas original. Mesmo com toda a problemática envolvendo o contexto de isolamento imposto pela pandemia do coronavírus, com a realização do projeto, verificou-se que práticas docentes puderam ser realizadas pelas bolsistas com resultados satisfatórios para os envolvidos.
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