Práticas de leitura na infância: contação de histórias e leitura mediada em tempos pandêmicos

Autores

  • Cristina Hill Fávero Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Yasmin Silva Onofre UEMG
  • Camila Loschi Rosa de Melo UEMG
  • Maxiele Marlúcia Ferreira de Lourdes UEMG
  • Milena Silva e Souza UEMG

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2225

Palavras-chave:

Contos de fadas, reconto, pandemia, PIBID

Resumo

O presente artigo descreve as atividades desenvolvidas por um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciacão à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, pelas bolsistas da Universidade do Estado de Minas Gerais. O projeto objetivou promover práticas de leitura virtuais de contação de história e leitura mediada durante o período de pandemia da Covid-19 para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma das escolas participantes do programa. A metodologia utilizada para aplicação da atividade foi a observação participante nas aulas remotas da escola participe, atreladas a leituras e estudos bibliográficos que tratavam do tema. Com a mediação das bolsistas e da professora regente, foram realizados três encontros on-line por meio da plataforma virtual Google Meet: o primeiro, uma roda de conversa com as crianças sobre hábitos de leitura; no segundo, uma contação de história virtual e, no terceiro, uma leitura mediada de obra e discussões sobre os encontros anteriores. As histórias utilizadas no projeto foram o conto “Rapunzel”, dos irmãos Grimm e a adaptação “Rapunzel e o Quibungo”, de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho.  Ao final do projeto, pôde-se observar o interesse das crianças pela leitura, os seus conhecimentos prévios, o desenvolver da criatividade e da imaginação pelas possibilidades levantadas pelas crianças de formas de reconto do conto de fadas original. Mesmo com toda a problemática envolvendo o contexto de isolamento imposto pela pandemia do coronavírus, com a realização do projeto, verificou-se que práticas docentes puderam ser realizadas pelas bolsistas com resultados satisfatórios para os envolvidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Abramovich, F. (1997). Literatura infantil: gostosuras e bobices [5ª ed]. Scipione.

Andrade, J. F. (2017). A Importância do reconto de histórias no desenvolvimento cognitivo de crianças dos 3 anos. [Dissertação Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, Universidade Fernando Pessoa]. https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6307/1/DM_Joana%20Fraga%20Andrade.pdf

Anjos, C. I.; FRANCISCO, D. J. (2021). Educação infantil e tecnologias digitais: reflexões em tempos de pandemia. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, 23, Especial, pp. 125-146. https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79007.

Brejo, J. A. (2020). Leitura e Literatura Infantil: um alívio em tempos de pandemia. https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/leitura-e-literatura-infantil-um-alivio-em-tempos-de-pandemia/.

Coelho, B. (1999). Contar histórias: uma arte sem idade. Ática.

Girotto, C. G. G. S, Souza, R. J. (2016). Práticas de leitura na Infância: desatando nós da formação de ouvintes e leitores. In: C. G. G. S Girotto,; R. J. Souza, (orgs.), Literatura e educação infantil: livros, imagens e prática de leitura. (pp. 11-38) Mercado de Letras.

Hamze, A. (2009). O momento Mágico de contar histórias. https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/o-momento-magico-decontar-historias.htm >.

Mazzotti A.J.A, Gewandsznajder F. (1998) O método nas ciências naturais e sociais. Pioneiras.

Nogueira, S. A. D., Lustosa, R. P., Silva, M. A. (2019). O conto de fadas como perspectiva na formação leitora nos anos iniciais da educação básica. VI Congresso Nacional de Educação. https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11866_01102019184838.pdf.

Salles, J., Parente, M.A., Alexandre, B.; Xavier, C., Fernandes, J.(2001). Recontar de histórias por crianças: instrumento de avaliação da compreensão de leitura. Letras de hoje, 36(3), pp. 529-535.

Sampaio, R. M. (2020). Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 9(7),. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4430

Valiengo, A., Souza, S. P. (2016). O mundo de faz de conta e os livros: a criança de 3 a 6 anos. In: C. G. G. S Girotto,; R. J. Souza, (orgs.), Literatura e educação infantil: livros, imagens e prática de leitura. (pp. 103-130) Mercado de Letras.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Hill Fávero, C., Silva Onofre, Y., Loschi Rosa de Melo, C., Ferreira de Lourdes, M. M., & Silva e Souza, M. (2022). Práticas de leitura na infância: contação de histórias e leitura mediada em tempos pandêmicos. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2225

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)