Gênero textual redação do Enem : sequências didáticas aplicadas por pibidianos no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2227Palavras-chave:
Sequência didática, Redação do ENEM, Estratégias textuaisResumo
Este artigo constitui-se como uma pesquisa importante na medida em que oferece uma exposição do gênero Redação do ENEM, trabalhando de forma significativa com as turmas de uma escola pública de ensino médio, configurando-se como uma temática pertinente no que diz respeito ao texto exigido pelo exame. Desse modo, formula-se a questão norteadora: quais os mecanismos possíveis para o desenvolvimento de práticas que contribuam para o aperfeiçoamento da escrita do gênero Redação do ENEM? A fim de responder a esse questionamento, o objetivo deste estudo consiste em desenvolver práticas que contribuam para o aperfeiçoamento da escrita do gênero em estudo, aplicando variadas estratégias de contextualização, a fim de facilitar o processo da argumentação na escrita de alunos da escola parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNEAL. A pesquisa está amparada nos postulados teóricos de Bakhtin (1997); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); na perspectiva de análise e compreensão. Marcuschi (2008); que trata sobre gêneros. Silva (2020); Variso e Moretto (2020). A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, focada na proposta metodológica de Dolz e Schneuwly (2004);sobre aplicabilidade da sequência didática através de módulos na sala de aula. Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por 16 amostras de produções de alunos da 3ª série do ensino médio.Com base nos resultados, foi possível observar que parte dos alunos passou a se apropriar do domínio de origem das competências exigidas pelo ENEM , através do gênero em foco, bem como inclusão de repertórios socioculturais.
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