Gênero textual redação do Enem : sequências didáticas aplicadas por pibidianos no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2227Keywords:
Sequência didática, Redação do ENEM, Estratégias textuaisAbstract
Este artigo constitui-se como uma pesquisa importante na medida em que oferece uma exposição do gênero Redação do ENEM, trabalhando de forma significativa com as turmas de uma escola pública de ensino médio, configurando-se como uma temática pertinente no que diz respeito ao texto exigido pelo exame. Desse modo, formula-se a questão norteadora: quais os mecanismos possíveis para o desenvolvimento de práticas que contribuam para o aperfeiçoamento da escrita do gênero Redação do ENEM? A fim de responder a esse questionamento, o objetivo deste estudo consiste em desenvolver práticas que contribuam para o aperfeiçoamento da escrita do gênero em estudo, aplicando variadas estratégias de contextualização, a fim de facilitar o processo da argumentação na escrita de alunos da escola parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNEAL. A pesquisa está amparada nos postulados teóricos de Bakhtin (1997); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); na perspectiva de análise e compreensão. Marcuschi (2008); que trata sobre gêneros. Silva (2020); Variso e Moretto (2020). A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, focada na proposta metodológica de Dolz e Schneuwly (2004);sobre aplicabilidade da sequência didática através de módulos na sala de aula. Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por 16 amostras de produções de alunos da 3ª série do ensino médio.Com base nos resultados, foi possível observar que parte dos alunos passou a se apropriar do domínio de origem das competências exigidas pelo ENEM , através do gênero em foco, bem como inclusão de repertórios socioculturais.
Metrics
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Mychel Arthur Martins França, Maria Vitória dos Santos Moura, Iraci Nobre da Silva, Eduardo Leite Oliveira dos Santos, Gisely Martins da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”