Sequência didática com o gênero crônica: uma possibilidade para o aperfeiçoamento da escrita na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2230Palavras-chave:
Gêneros, PIBID, Letramento.Resumo
As atividades de leitura e escrita fazem parte do processo de aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, destacamos que a produção do gênero crônica pode contribuir em vários aspectos para a escrita na sala de aula. Diante disso, esta pesquisa tem como objeto de estudo o gênero crônica em sala de aula, partindo do seguinte questionamento: como o trabalho com o gênero crônica pode auxiliar no desenvolvimento da escrita crítica na sala de aula? A fim de responder a esse questionamento, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio a partir do gênero crônica. Para tanto, buscamos suporte teórico nos postulados de Bezerra (2017); Marcuschi (2001); Marcuschi (2011); Silva (2020); Cândido (1981). A metodologia do nosso estudo se constitui em uma abordagem pesquisa-ação, de natureza qualitativa, baseada na aplicação da Sequência Didática embasada nos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004). O corpus desta pesquisa é composto por dez crônicas escritas pelos alunos da primeira série do Ensino Médio, de uma escola de esfera pública, parceira do subprojeto de Língua Portuguesa - PIBID/CAPES/UNEAL. Foi possível perceber, a partir da análise dos dados, que os direcionamentos em relação ao discurso direto fizeram-se presentes nas crônicas produzidas pelos alunos da primeira série do ensino médio, provando o entendimento dos discentes em relação ao assunto abordado. Nesse sentido, foi possível constatar que houve aperfeiçoamento da língua(gem) nas modalidades oral e escrita de alunos da primeira série do Ensino Médio, a partir do gênero crônica.
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Referências
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