O ensino remoto na educação infantil: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2236Palavras-chave:
Educação infantil, Ensino remoto, Ensino e aprendizagemResumo
As aulas e as atividades remotas têm sido relevantes para que o processo de ensino e aprendizagem não fosse paralisado no atual contexto da pandemia da COVID-19, ainda em curso. Essa pandemia trouxe mudanças drásticas, comportamentais e do modo da vida das pessoas. No campo educacional não foi diferente, a rotina escolar foi uma das mais impactadas. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral analisar as dificuldades no ensino remoto nos processos de ensino e de aprendizagem, e como objetivos específicos refletir à cerca das estratégias utilizadas pelas escolas para superar os impasses/dificuldades do ensino remoto e identificar as metodologias utilizadas pelos professores durante o momento pandêmico. Como procedimento metodológico, dotamos a pesquisa de natureza qualitativa buscando analisar os relatos de parte da comunidade escolar por meio das considerações e vivências da docência, pais e responsáveis pelo educando de uma instituição de ensino. Os resultados revelam diversas dificuldades de todos os envolvidos no processo educacional.
Métricas
Referências
Andrade, L. B. P. (2010). Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em http://hdl.handle.net/11449/109136: Acesso em: 9 jan. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 9 jan. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. (2017). Base nacional comum curricular. Brasília, DF. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 01/11/2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf > Acesso em: 11/ 05/ 2020.
Lüdke, M.; André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Oliveira, Z. (Org.). (2012). O Trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Denson André Pereira da Silva Sobral, Santos, Silva, Feitoza, Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”