O ensino remoto na educação infantil: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia

Autores

  • Denson André Pereira da Silva Sobral Universidade Federal de Alagoas
  • Ellen Carla Gomes dos Santos
  • Eliada Islley do Vale Silva
  • Mara Alves Feitoza
  • Alaine Barbosa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2236

Palavras-chave:

Educação infantil, Ensino remoto, Ensino e aprendizagem

Resumo

As aulas e as atividades remotas têm sido relevantes para que o processo de ensino e aprendizagem não fosse paralisado no atual contexto da pandemia da COVID-19, ainda em curso.  Essa pandemia trouxe mudanças drásticas, comportamentais e do modo da vida das pessoas. No campo educacional não foi diferente, a rotina escolar foi uma das mais impactadas. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral analisar as dificuldades no ensino remoto nos processos de ensino e de aprendizagem, e como objetivos específicos refletir à cerca das estratégias utilizadas pelas escolas para superar os impasses/dificuldades do ensino remoto e identificar as metodologias utilizadas pelos professores durante o momento pandêmico. Como procedimento metodológico, dotamos a pesquisa de natureza qualitativa buscando analisar os relatos de parte da comunidade escolar por meio das considerações e vivências da docência, pais e responsáveis pelo educando de uma instituição de ensino. Os resultados revelam diversas dificuldades de todos os envolvidos no processo educacional.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Pereira da Silva Sobral, D. A., Gomes dos Santos, E. C. ., do Vale Silva, E. I. ., Alves Feitoza, M. ., & Barbosa da Silva, A. . (2022). O ensino remoto na educação infantil: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia . Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2236

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP