O ensino remoto na educação infantil: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2236Keywords:
Educação infantil, Ensino remoto, Ensino e aprendizagemAbstract
As aulas e as atividades remotas têm sido relevantes para que o processo de ensino e aprendizagem não fosse paralisado no atual contexto da pandemia da COVID-19, ainda em curso. Essa pandemia trouxe mudanças drásticas, comportamentais e do modo da vida das pessoas. No campo educacional não foi diferente, a rotina escolar foi uma das mais impactadas. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral analisar as dificuldades no ensino remoto nos processos de ensino e de aprendizagem, e como objetivos específicos refletir à cerca das estratégias utilizadas pelas escolas para superar os impasses/dificuldades do ensino remoto e identificar as metodologias utilizadas pelos professores durante o momento pandêmico. Como procedimento metodológico, dotamos a pesquisa de natureza qualitativa buscando analisar os relatos de parte da comunidade escolar por meio das considerações e vivências da docência, pais e responsáveis pelo educando de uma instituição de ensino. Os resultados revelam diversas dificuldades de todos os envolvidos no processo educacional.
Metrics
References
Andrade, L. B. P. (2010). Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em http://hdl.handle.net/11449/109136: Acesso em: 9 jan. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 9 jan. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. (2017). Base nacional comum curricular. Brasília, DF. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 01/11/2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf > Acesso em: 11/ 05/ 2020.
Lüdke, M.; André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Oliveira, Z. (Org.). (2012). O Trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Denson André Pereira da Silva Sobral, Santos, Silva, Feitoza, Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”