A Residência Pedagógica frente ao ensino remoto: desafios e contribuições
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2253Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Docência, FormaçãoResumo
Visando o aperfeiçoamento docente, o Programa Residência Pedagógica (PRP) oportuniza aos
discentes dos cursos de licenciaturas a vivência de experiências teórico-práticas direcionadas ao
exercício da docência. O contexto pandêmico, iniciado em decorrência da COVID-19, implicou
em diversos contextos atípicos. Na educação, o processo de ensino aprendizagem foi submetido
a novas perspectivas e adaptações e, em meio ao distanciamento social, o ensino remoto ganhou
espaço significativo. Nesse viés, o objetivo desta pesquisa consistiu em relatar e apresentar
reflexões acerca da aplicabilidade das atividades desenvolvidas remotamente no PRP vinculado
a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) em parceria com a escola Estadual Adriano Jorge,
ambas localizadas na cidade de Arapiraca- AL, partindo da seguinte problemática: como o
respectivo programa, frente ao ensino remoto, contribuiu para à aquisição de saberes e práticas
docentes? Identificando os desafios e as contribuições constatadas a partir da vivência de uma
residente bolsista e da professora preceptora, as duas ligadas ao projeto. A justificativa para
realização desta pesquisa adveio da importância que o programa detém em relação à formação
docente, ainda que consolidado em um contexto divergente daquele vivenciado presencialmente
nas escolas. Para a metodologia desta investigação, adotou-se a pesquisa qualitativa descritiva,
amparada em estudos de cunho bibliográfico. Com base nessa experiência, foi possível concluir
que, apesar de desafiador, o ensino remoto vivenciado na RP viabilizou a aquisição de
aprendizagens docentes, na medida em que possibilitou crescimento profissional ao
proporcionar um olhar inovador, crítico e reflexivo acerca da relação estabelecida entre aluno,
professor, ensino e escola na realidade pandêmica.
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