A Residência Pedagógica frente ao ensino remoto: desafios e contribuições
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2253Palabras clave:
Educação, Pandemia, Docência, FormaçãoResumen
Visando o aperfeiçoamento docente, o Programa Residência Pedagógica (PRP) oportuniza aos
discentes dos cursos de licenciaturas a vivência de experiências teórico-práticas direcionadas ao
exercício da docência. O contexto pandêmico, iniciado em decorrência da COVID-19, implicou
em diversos contextos atípicos. Na educação, o processo de ensino aprendizagem foi submetido
a novas perspectivas e adaptações e, em meio ao distanciamento social, o ensino remoto ganhou
espaço significativo. Nesse viés, o objetivo desta pesquisa consistiu em relatar e apresentar
reflexões acerca da aplicabilidade das atividades desenvolvidas remotamente no PRP vinculado
a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) em parceria com a escola Estadual Adriano Jorge,
ambas localizadas na cidade de Arapiraca- AL, partindo da seguinte problemática: como o
respectivo programa, frente ao ensino remoto, contribuiu para à aquisição de saberes e práticas
docentes? Identificando os desafios e as contribuições constatadas a partir da vivência de uma
residente bolsista e da professora preceptora, as duas ligadas ao projeto. A justificativa para
realização desta pesquisa adveio da importância que o programa detém em relação à formação
docente, ainda que consolidado em um contexto divergente daquele vivenciado presencialmente
nas escolas. Para a metodologia desta investigação, adotou-se a pesquisa qualitativa descritiva,
amparada em estudos de cunho bibliográfico. Com base nessa experiência, foi possível concluir
que, apesar de desafiador, o ensino remoto vivenciado na RP viabilizou a aquisição de
aprendizagens docentes, na medida em que possibilitou crescimento profissional ao
proporcionar um olhar inovador, crítico e reflexivo acerca da relação estabelecida entre aluno,
professor, ensino e escola na realidade pandêmica.
Métricas
Citas
BNCC Língua Portuguesa: dicas para planejar suas aulas. https://tutormundi.com/blog/bncc-lingua-portuguesa/
CAPES. O Programa de Residência Pedagógica. https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica
CAPES. Edital 01/2020. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. https://uab.capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/anexos/06012020-EDITAL-1-2020-ANEXOS.pdf
DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habernas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000, 125 p.
MARCELO, GARCIA, Carlos (Org.). El profesorado principiante. Inserción a la docencia. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2009.
INSTITUTO UNIBANCO. O ensino remoto e as lições à vista. https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/conteudo-multimidia/detalhe/o-ensino-remoto-e-as-licoes-a-vista
OLIVEIRA, Ilena da Aparecida; OLIVEIRA, Sabrina Aparecida de. e CARVALHO, Saulo Rodrigues de. Podcast como recurso pedagógico no ensino remoto. In: Revista Aproximação. v.2, n.5, out/nov/dez 2020. p.56-64.
ISTO É. O que todas as famílias precisam saber sobre o ensino remoto. https://istoe.com.br/aulas-online-eternamente-o-que-todas-as-familias-precisam-saber-sobre-o-ensino-remoto.
PODER EXECUTIVO - Imprensa oficial de Alagoas - CEPAL. <https://www.imprensaoficial.al.gov.br/storage/files/diary/2021/07/DOEAL-2021-07-06-COMPLETO-24jiMYhM0viDHUfCn-SS1eqrzbQ-p4XEQ-3YL-XoxUWu3GXZp8ZQu.pdf
Portaria Mec Nº 343, de 17 de Março de 2020. https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343> Acesso em: 28 de Ago. 2021
REIS, L. G. Produção de Monografia da teoria à prática: O Método Educar pela pesquisa (MEP). 4. ed. Brasília: Senac-DF, 2012
Secretaria do Estado de Educação - SEDUC - Portaria/4.904/ 2020. http://www.educacao.al.gov.br/aviso/item/17276-portaria-seduc-4-904-2020-estabelece-o-regime-especial-de-atividades-escolares.
SILVA, E. L., MENEZES, E. M. (2000) Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000, 118p.
VIEIRA, L.; RICCI, M. C. C. A Educação em tempos de pandemia: Soluções emergenciais pelo mundo. OEMESC, 2020. http://www.udesc.br/ensinomedioemsc
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tatielly Almeida Santos, Rúbia, Inalda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”